Assistentes pedem estrutura para realizar atendimento

Profissionais dizem que não existe espaço para atendimento ao usuário em comarcas (Foto: Portal Infonet)

Durante assembleia geral, realizada na manhã desta sexta-feira, 13, os assistentes sociais apontaram problemas envolvendo o atendimento nas comarcas do interior e nas unidades de saúde do município de Aracaju. Segundo os assistentes, nos locais onde não há núcleo, a estrutura de atendimento é deficitária, pois faltam até salas de atendimento ao usuário que precisa de atendimento. Para a categoria isso gera constrangimento para ambos.

Outro problema apontado diz respeito ao instrumental utilizado pelo profissional. “O juiz muitas vezes quer determinar qual será o instrumento que vamos utilizar para atender os usuários, se é através de visita ou de entrevista. Mas o profissional é quem está preparado para fazer as avaliações”, diz.

De acordo com a representante do Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região – Sergipe (CRESS/SE), Ingredi Palmiere, a categoria constatou as irregularidades através de vistorias. “Essas constatações foram feitas em áreas específicas, que foram frutos das visitas de fiscalização que fizemos esse ano. Levamos em consideração três grandes áreas de assistência, saúde e área jurídica, a partir da demanda do Tribunal da Justiça e no município de Aracaju”, explica.

Ainda segundo a assistente social, a categoria pede melhorias nas condições de trabalho. “Temos dificuldade para trabalhar em um espaço que nos proporcione atendimento sigiloso. Com isso, vamos construir estratégias nas áreas da saúde e do Tribunal de Justiça, pois os usuários têm direito a isso, mas em algumas instituições isso não nos é garantido. O mesmo acontece no Município de Aracaju, que muitas vezes esse espaço é dividido com gestor ou com outro profissional ao mesmo tempo em que fazemos o atendimento”, alerta.

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça, através de sua assessoria de imprensa, informa que: “Ambas as demandas trazidas pela Assembleia Geral dos Assistentes Sociais em relação ao Judiciário foram tratadas em reunião, no dia 27.10.2015, com a participação de membros do Conselho Regional de Assistentes Sociais e os Juízes Auxiliares da Presidência do TJSE, Diógenes Barreto e Dauquíria Ferreira, e tais demandas estão sendo avaliadas pelo Tribunal de Justiça de Sergipe”, diz a nota.

SMS

O Portal Infonet procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através de email e telefone, mas até o momento não obtivemos resposta. Estamos à disposição pelo jornalismo@infonet.com.br ou no telefone 079 21068000.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais