Bairros Atalaia e Soledade receberam ações de prevenção e combate ao calazar (Fotos: SMS) |
De 30 de agosto à 6 de setembro, equipes compostas de vinte agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Aracaju atuaram no bairros Atalaia e Soledade. Aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor da leishmaniose, doença conhecida também como calazar, e trabalho de educação em saúde para prevenção foram o foco das atividades. Além das ações de rotina, o CCZ notificou proprietários de terrenos baldios e casas abandonadas que representam rico para o surgimento de focos do mosquito flebótomo o transmissor do calazar.
Durante esta quinta-feira, 6, o CCZ realizou tratamento químico em áreas estratégicas no bairro Atalaia. Com os equipamentos costal dos tipos leve e pesado, terrenos e casas foram receberam inseticida repelente que não representa risco à saúde humana. Os moradores do bairro Atalaia elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. “É ótimo para a comunidade receber a prevenção. Sabemos quanto isso é importante para nossa saúde. Com a ação do CCZ, sabemos que muita gente não sabe dos riscos da doença vai mudar de atitude”, acredita o morador Norberto Barbosa Cruz, 34 anos.
Equipes foram compostas por 20 agentes de endemias |
Na opinião da dona de casa Manoela Nascimento, 23, “dá segurança e alivio ver que Prefeitura de Aracaju continua agindo para que a doença fique longe e todos principalmente as crianças possam continuar saudáveis”, afirma.
Segundo o coordenador do Programa de Controle leishmaniose visceral, Wilson dos Santos, cuidados com a limpeza e manutenção de quintais, recintos e áreas com chão de terra são essenciais para prevenir a doença. “Áreas com vegetação, sombra e acumulo de entulho, folhas secas e material materiais orgânicos em decomposição facilitam a proliferação do mosquito. A melhor forma de prevenir é evitar as condições favoráveis”, afirma Wilson.
Centro de Controle de Zoonoses
O CCZ mantém programas de combate ao Calazar, que vão desde o diagnóstico e a remoção dos cães infectados até colocação de armadilhas para capturar o mosquito transmissor. O Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, na avenida Carlos Rodrigues da Cruz, 60. A população pode entrar em contato através dos telefones 3179-3528 e 3179-3564.
Fonte: SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B