Atenção Básica em Saúde é discutida em audiência no MP

Antonio Ribas fala sobre programas do Ministério da Saúde (Fotos: Portal Infonet)

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 17 no Ministério Público Estadual (MPE), uma audiência pública sobre o ‘Projeto de Defesa da Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica em Saúde’, visando contribuir para o aperfeiçoamento funcional e fomentar a atuação proativa, preventiva, efetiva e resolutiva do Ministério Público Brasileiro na fiscalização da execução de Políticas Públicas da Atenção Básica.

O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, das secretarias de Saúde e sindicalistas com a finalidade de discutir o projeto que que objetiva o estímulo à adesão dos municípios brasileiros ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), fomentar a migração dos municípios brasileiros do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) para o e-SUS/ AB, além do aprimoramento da fiscalização da execução das políticas de Atenção Básica em Saúde.

Promotor Nilzir Soares fala no evento

Na ocasião, o representante do Ministério da Saúde, Antonio Neves Ribas destacou que 91% dos municípios sergipanos já aderiram ao programa. “Nós não conseguimos dados individualizados das cidades quanto à implantação do e Saúde no Estado de Sergipe, mas fomos informados de que 60 dos 75 municípios já fizeram algum movimento para implantar e estamos abertos para auxiliar”, ressalta.

De acordo com a coordenadora de Atenção, Guadalupe Sales, 70 municípios sergipanos aderiram ao Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (Pemac), que visa o desempenho das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Centros de Especialidades Odontológicas.

“A gente tem 70 municípios que permanecerão no Pemac, fizemos oficinas regionais para auxiliar no processo de adesão, representantes de todos os municípios estiveram nos treinamentos e tivemos adesão maciça. Dos cinco municípios que não estiveram, somente um não aderiu. Como tem recursos envolvidos, talvez o gestor não consegue negociar com as equipes, por isso a gente teve esse pequeno retrocesso”, explica.                                              

Guadalupe Sales comemora adesão ao Pemac em Sergipe

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais