Atendimento comprometido na Casa de Saúde de Simão Dias

(Foto: Márcio Garcez/ ASN)

O atendimento na Associação Beneficente Nossa Senhora Santana que mantém a Unidade Pronto Atendimento Casa de Saúde Pedro Valadares está comprometido. A unidade, localizada no município de Simão Dias, funciona há 36 anos e atende uma média diária de 70 pessoas.

O contrato da instituição com o município foi encerrado no dia 31 de maio e segundo a direção da unidade, não foi renovado, acarretando a suspensão dos serviços à população por conta da falta total do repasse [R$ 170 mil mensais].

De acordo com o diretor da Casa de Saúde Pedro Valadares, Pedro Henrique Bispo, se faz necessário à renovação do contrato o mais rápido possível. “Houve uma reunião dia 5 de junho, e nela o município informou que tinha interesse em renovar o contrato, mas não definiu nada. Queremos que eles convoquem uma reunião e remodelem o contrato. A grande questão é tempo, porque enquanto eles não decidem, e a população é quem fica prejudicada. Eles alegam que não estamos em conformidade, mas estamos com toda a documentação em dia junto ao Ministério da Saúde”, afirma Henrique.

Ainda segundo Pedro Henrique Bispo, os quatro clínicos que trabalham na instituição suspenderam o atendimento por conta da falta de pagamento. “O que os médicos querem é uma garantia de pagamento de que eles vão trabalhar e receber. Por enquanto só os médicos estão paralisados, mas se não receberem os salários de maio e junho, os enfermeiros podem parar”, afirma.

Pedro Henrique esclarece ainda que os maiores prejudicados são os pacientes que necessitam do atendimento, mas estão sendo encaminhados à outras unidades de saúde. “A gente quer que o município acelere a conversação e formalize o contrato para que os repasses sejam efetuados e os serviços mantidos. A população é que está sendo prejudicada. Nos casos mais simples, os enfermeiros estão orientando a população a procurar a clínica de saúde municipal, já os casos mais graves de urgência e emergência, estão sendo encaminhados para Lagarto”, afirma.

Secretaria Municipal

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o secretário de saúde de Simão Dias, Lenivaldo Nunes Conceição, que esclareceu que a intenção não é fechar a unidade, e sim, de renovar o contrato.

“Para não ficar parado, vamos renovar o contrato por três meses para que tudo seja normalizado de acordo com o que determina a portaria do Ministério da Saúde. Viemos para Aracaju e saímos de uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde para discutir a questão e nossa intenção jamais é de fechar a UPA. Nós também não estamos devendo nada aos funcionários, os pagamentos estão em dia”, afirma.

 Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais