Atendimento em CAPS poderá ser suspenso

Servidores reclamam da insalubridade (Foto: Portal Infonet)

Servidores do Centro de Atenção Psicossocial Liberdade Rotariano Wilson Rocha, no Siqueira Campos, podem deflagrar greve geral por tempo indeterminado devido às precárias condições de trabalho. Na segunda-feira, 22, os servidores realizaram uma paralisação de advertência e deverão se reunir na próxima quinta-feira, 25, para definir os futuros encaminhamentos.

De acordo com informações da enfermeira Ioná Vasconcelos, o ambiente de trabalho é insalubre e os servidores já encontraram vários ratos. “Ontem [segunda-feira] mesmo tinha seis ratos rondando as instalações”, revela a enfermeira.

As paredes, conforme revelam os servidores, estão mofadas devido às infiltrações, o ar condicionado está quebrado, fossas estouradas, com fezes expostas no pátio, e o expurgo do serviço está com material velho e muito lixo. “E quando chove, a situação fica ainda mais grave”, revela a enfermeira. “Tudo fica alagado, com a água topando no tornozelo”, observa.

Entulhos acumulados (Foto: facebook de Ioná Vasconcelos)

O CAPS atende a cerca de 600 pacientes, com transtornos mentais classificados como moderado e grave, contando com uma equipe multidisciplinar composta por cerca de 20 profissionais, segundo cálculos dos representantes dos servidores.

O diretor do CAPS não se pronuncia e até impediu que servidores recebessem a equipe de reportagem na parte interna da unidade. Procurada pelo Portal Infonet, a  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da assessoria de imprensa, informou que tem conhecimento das precárias condições de trabalho naquela unidade e garantiu que, desde o ano passado, foram solicitadas verbas específicas ao Ministério da Saúde para realizar a completa reforma. A SMS revelou também que as verbas ainda não foram liberadas e que está adotando medidas paliativas para não interromper o atendimento. No entanto, os servidores garantem que o atendimento já está comprometido em função da precária estrutura do CAPS.

Paredes com mofo (Foto: facebook de Ioná Vasconcelos)

Na unidade, a equipe de reportagem foi recepcionada por um grupo que se apresenta como representantes da equipe multidisciplinar. Além da enfermeira Ioná Vasconcelos, também conversaram com a equipe do Portal Infonet a auxiliar de enfermagem Josefira de Jesus Santos, o enfermeiro Cléverton Marques dos Santos, a assistente social Luciana Fernandes Batista Souza e a educadora física Janaína Dantas.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais