Atendimento em postos e hospitais estão comprometidos

UPA Fernando Franco, localizada na zona sul de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

O posto de saúde Dona Sinhazinha estava de portas fechadas nesta manhã, 28

Na unidade de Saúde da Família Amélia Leite, os pacientes é que faltaram às consultas

Gerente da unidade de Saúde Amélia Leite, Wilson Amarante

Os postos de saúde e hospitais da rede pública funcionam parcialmente nesta sexta-feira, 28. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (Ascom/SMS) alguns funcionários não foram trabalhar, o que está prejudicando o atendimento ao público. "Não sabemos informar se eles faltaram por adesão ao movimento nacional, ou porque não conseguiram chegar aos postos de trabalho porque os ônibus não estão circulando", informa a Ascom/SMS.

"A minha filha está com febre e uma irritação no olho desde o último domingo. Temos plano de saúde, mas os médicos dizem sempre que é virose. Como ela não teve melhora, trouxe aqui para ver se o médico dá outro diagnóstico, só que estão demorando muito para nos atender", informa uma dona de casa que preferiu não ser identificada. Ela e outras pessoas aguardavam o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, na zona sul de Aracaju, nesta manhã, e não souberam informar se havia médico no local.

"O que disseram é que era para esperarmos", afirmou. A gerência da UPA não quis prestar esclarecimentos. O posto de saúde Dona Sinhazinha, localizado na Avenida Hermes Fontes, estava de portas fechadas nesta manhã. "O atendimento foi suspenso porque a Energisa está realizando a troca do medidor de energia elétrica, mas a partir das 13 horas já estará aberto ao público", informa a Ascom/SMS.

Já na Unidade de Saúde Amélia Leite, no Bairro Suíssa, os funcionários, médicos, odontólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram trabalhar normalmente. O médico do Programa de Saúde da Família, José Evangelista Filho disse que dos seis pacientes que estavam marcados para esta sexta, apenas dois não compareceram.

"Estamos aproveitando o vazio para fazer uma limpeza geral. Mas, essa unidade, graças a Deus, está normal. Somente a sala de curativos é que está fechada no turno da manhã porque a funcionária mora no Santa Maria e não teve como vir trabalhar pela falta de ônibus. Mas, à tarde vai fuincionar normal porque é outra funcionária que atende nesse turno", explica o gerente da unidade de Saúde, Wilson Amarante. 

A Assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que não houve mudanças no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta sexta-feira. "Inclusive já teve atendimento até a um manifestante na Praça General Valadão pelo Samu [Serviço Móvel de Urgência]", afirma. 

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais