Atendimento médico divide opinião na Veneza

Cleones: ficha às 4 horas da madrugada (Fotos: Portal Infonet)

O atendimento à saúde continua deficiente. As reclamações são variadas e, no Posto de Saúde Walter Cardoso, no bairro Veneza I, em Aracaju, a situação também está precária, segundo os moradores. Mas muitos pacientes observam que, nos últimos dias, há médicos disponíveis para prestar o atendimento à população.

A maior reclamação está relacionada à marcação de consultas e de exames, conforme advertência feita pela comunidade. “Para pegar uma ficha, a gente tem que chegar aqui no Posto às 3 horas da madrugada”, ressalta o auxiliar de armador Cleones Lima Ribeiro. “E quando é para marcar os exames, demora dois meses”, resume.

O auxiliar de mecânico Rodrigo Santana Ribeiro tem dois filhos e dá “graças a Deus” porque ambos são sadios. “Aqui não existe o serviço”, diz. “Para pegar a ficha, a gente tem que chegar 4 horas da manhã. Quando pega, eles marcam a consulta para daqui um mês e, quando chega no mês, não consegue a consulta porque o médico não veio. Se para exame de rotina é assim, imagine para coisa grave”, observa o auxiliar de mecânico.

Mas também há pacientes conformados, que não reclamam do serviço prestado no posto médico daquele bairro. Dona Josefa [ela não gosta de ser fotografada nem também revela sobrenome com o argumento de que não gosta], é um destes exemplos. Ela diz que não encontra nenhum problema no posto médico. “Sempre que venho, sou atendida”, diz. “Hoje mesmo, já fui atendida e agora já estou marcando os exames, sem nenhum problema”, comenta.

Rodrigo: "não existe serviço"

Procurada pelo Portal Infonet, a Secretaria Municipal de Saúde observou, por meio da assessoria de imprensa, que a escala médica está sempre completa naquela unidade, não havendo, portanto, falta de profissionais para prestar o atendimento. Mas admite problemas para a marcação de consultas e exames.

Segundo explicações da assessoria de imprensa, o problema é gerado pela deficiência do sistema de informatização destinado à marcação de consultas e que há grande número de pacientes que conseguem marcar a consulta ou o exame, mas não comparece à unidade na data marcada, causando maiores transtornos.

A assessoria garante que a SMS já está empenhada em substituir o tecnologia para viabilizar uma comunicação em tempo real, de forma que a secretaria e os postos possam controlar a demanda e realizar a substituição quando o paciente não comparecer à consulta previamente marcada.

Por Cássia Santana

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