Diretor de operações da FHS diz que a reunião será interna (Foto: Portal Infonet) |
A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) irá se reunir na próxima quinta-feira, 20, com os cirurgiões pediatras que pediram demissão do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
A crise no setor de pediatria já desencadeou diversas audiências no Ministério Público Estadual (MPE), o que culminou na última terça-feira, 18, com o pedido de saída dos quatros últimos cirurgiões pediatras existentes no Huse.
De acordo com o diretor de operações da FHS, Wagner Andrade, na última audiência foi pactuado que haveria uma equipe pronta de cirurgião-pediatra para atender os pacientes.
“Tínhamos combinado de ter uma equipe de cirurgia pediatras de segunda a sexta até março, onde a gente teria a saída dos residentes de pediatrias que poderiam ser empregados em Sergipe e teria atendimento de 7h às 13h, já a tarde e noite a população seria atendida pelos cirurgiões, mas um dos nossos cirurgiões teve que operar o ombro e uma outra está com problemas de saúde e teve que se ausentar, por isso houve uma quebra na assistência e os pediatras decidiram entregar os cargos”.
Wagner Andrade acrescenta que a reunião ocorrerá na quinta-feira, 20, com o intuito de resolver a situação. “Ontem [terça] os quatro cirurgiões restantes formalizaram um pedido de saída, até que o Conselho de Pediatria e a Fundação resolvam com urgência a situação da cirurgia pediátrica no estado. O atendimento hoje está sendo realizado de uma forma heroica pelos cirurgiões gerais. Vai haver uma discussão interna junto com o Conselho e os cirurgiões pediatras para resolver a situação”.
Sindimed
Para o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), João Augusto Nascimento, o setor de pediatria do Huse está um caos. “O serviço de cirurgia pediátrica praticamente não existe mais no huse porque só existem três atualmente. A fundação vai e diz que é um déficit no país inteiro, só que eles esquecem que há um mês tinham oito no João Alves e porque esses cinco pediram para sair?. Só existe cirurgião pediátrico segunda, terça e quarta de manha e qualquer outro horário se a criança chegar com a necessidade, vai ser atendido pelo cirurgião de plantão”, conta.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B