Hospital fechou as portas por falta de pagamento (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O atendimento a pacientes psiquiátricos continua suspenso no Hospital São José [única referência neste serviço na capital sergipana] por conta do acúmulo de dívidas que se aproxima dos R$ 8 milhões. Sem ter como pagar os fornecedores, comprar medicamentos e insumos, o hospital decidiu fechar definitivamente as portas.
De acordo com o diretor financeiro do hospital, Fúlvio Leite, é preciso que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realize os repasses da dívida. “Com os repasses, poderemos viabilizar a reabertura dos serviços. Estamos no aguardo”, disse Leite.
Os serviços no Hospital São José foram suspensos mais uma vez para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), na última segunda-feira, 11. Para usuários do SUS, setores de urgência, saúde mental, otorrinolaringologia e de fissuras estão interrompidos. Já para convênios e particulares, a urgência do hospital continua funcionando.
SES e SMS
A assessoria de comunicação da SMS informou que irá se pronunciar logo mais sobre o assunto. O Portal Infonet está à disposição através do jornalismo@infonet.com.br ou no telefone 210618000.
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, mesmo diante das dificuldades financeiras, honra seus compromissos, uma vez que tem responsabilidade sobre a Saúde Pública de Sergipe. A Prefeitura de Aracaju é a responsável em contratar serviços dos Hospitais Cirurgia, Santa Isabel, São José e São Marcelo. O Estado de Sergipe, por sua vez, vem cumprindo com suas obrigações junto à SMS no que diz respeito à contrapartida do Hospital São José. A SES informa, ainda, que os repasses da SES para SMS estão em dia e continuam sendo efetuados todo dia 30 de cada mês. A SES reafirma que não tem contrato nenhum com o Hospital São José. A relação é entre a unidade e o município, que deve ser responsabilizado pelos atrasos nos repasses. A SES lamenta a falta de pagamento do município de Aracaju com seus prestadores, o que ocasiona paralisações e greves, fato que repercute na Rede Estadual, contribuindo negativamente para a migração de pacientes e o aumento da demanda no Huse".
*A matéria foi alterada às 16h15 para colocar nota da SES
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B