Aumento de casos da dengue deixa Aracaju em alerta

Taíse Cavalcante apresenta o LIRAa (Fotos: Portal Infonet)

O segundo Levantamento de índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) 2015, foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 27, pela diretora de Vigilância Sanitária, Tereza Cristina Maynard, Coordenadoras da Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes e do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante.

Dados mostram que Aracaju encontra-se em estado de alerta quanto à incidência da dengue. Até o último dia 25 de março, foram registrados 128 casos da doença. Os bairros Atalaia e Aeroporto apresentam riscos de epidemia.

O LIRAa mostra que no 1º trimestre de 2014, foram notificados 261 casos da dengue e confirmados 128. No 1º três meses de 2015, já foram notificados 803 casos e confirmados 198, situação considerada de médio risco [ 1 a 3,9%] ou alerta, principalmente para os bairros Santa Maria, 18 do Forte e 17 de Março.

"O vírus está circulando e temos pessoas doentes", alerta Taíse

“Aracaju está numa situação de alerta sim e nosso histórico é de que abril e maio são os meses de maior confirmação da doença. Precisamos redobrar todos os esforços e cuidados para não permitir o desenvolvimento da doença. O vírus está circulando, temos pessoas doentes com confirmação laboratorial e o mínimo possível faz com que a proliferação continue e a gente possa chegar a um surto ou epidemia”, destaca Taíse Cavalcante. Os bairros com risco de epidemia da doença são Aeroporto e Atalaia, com criadouros em abastecimento de água, lavanderias, caixas d’água, tonéis; depósitos domiciliares [vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso]. Lixo e resíduos sólidos.

Cuidados

Dados divulgados na manhã desta sexta-feira, 27

A coordenadora do Programa Municipal de Combate à dengue lamentou que em várias casas estão encontrando larvas do mosquito Aedes Aegipty. “Percebemos residências em que existem lavanderias com depósitos grandes e outros recipientes menores com focos dentro de uma mesma residência. O morador realmente não está tomando os cuidados”, ressalta alertando que o Lira mostrou isso.

Ela afirmou que os agentes estão encontrando pneus com larvas nos quintais das casas. “Atalaia é o bairro de maior infestação nesse momento, encontramos pneus com larvas nos quintais das casas, os cuidados dos moradores são muito importantes nesse momento porque além da dengue, o mosquito também pode transmitir a febre chikungunya,”, afirma enfatizando que não houve até agora registros de caso da febre na capital sergipana.

Ações

População deve redobrar cuidados com os reservatórios (Foto: SMS/Arquivo Portal Infonet)

Taise Cavalcante informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando mutirões nos bairros com maior incidência. “São várias ações realizadas ao mesmo tempo para intensificar o nosso trabalho e precisamos da colaboração da população. Solicitamos ao Governo do Estado via ofício, a aplicação do carro fumacê em 23 bairros classificados com infestação maior e que a gente precisa atacar nesse momento pela presença do vírus que está circulando”, diz.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais