Avaliação para realizar Radioterapia 3D em Salvador

(Foto: Ascom SES)

Adriana Brazil Teles é uma das pacientes oncológicas do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) que estão aptas para ir até Salvador, Bahia, fazer sessões de Radioterapia 3D. A necessidade do procedimento veio após o diagnóstico do câncer na mama direita.

"Estou muito feliz em poder realizar a Radioterapia em Salvador, pois sei que meu tratamento depende desse procedimento. Acho que esse sentimento é compartilhado pelos outros pacientes que também tiveram a mesma oportunidade", declarou.
O envio dos pacientes para tratamento em Salvador é resultado de um contrato assinado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a clínica Oncoclínicas e tem por objetivo zerar a fila de espera por Radioterapia 3D, que em Sergipe é realizada somente no Huse. Mesmo com este contrato e encaminhamento dos pacientes, os procedimentos continuam sendo realizados na unidade.

Até 300 pacientes poderão ser enviados para Salvador para fazer a Radioterapia 3D. O procedimento 3D tem atualmente 157 pacientes na fila, que inclui os tratamentos no Huse e fora do Estado. Entre os tipos de câncer que podem ser tratados nesse contrato estão: próstata, estômago, pulmão, reto, esôfago, mama, colo do útero, laringe, entre outros.

"Os pacientes fazem a primeira consulta médica e a tomografia antes de serem encaminhados para realizar a Radioterapia 3D em Salvador. As consultas e os exames foram realizados em Aracaju e os pacientes foram acompanhados por profissionais da Oncoclínicas", explicou Clóvis França, coordenador do Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal – SIGAU.

Os pacientes serão encaminhados para a capital baiana através da Central de Regulação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que fornecerá a passagem e ajuda de custo para o paciente e para o acompanhante, quando necessário. Até agora 60 pacientes oncológicos já realizaram os primeiros procedimentos em Aracaju, dos quais, 46 estão aptos para seguir tratamento em Salvador.

"Com o resultado dos exames, que sai logo após a realização do procedimento, os pacientes reúnem a documentação necessária para levar até o TFD. Depois de aberto o processo, o TFD tem até 20 dias para emitir as passagens e dar a ajuda de custo", reforçou o coordenador.

Fonte: Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais