Avosos denuncia falta de assistência para pacientes

Promotor Antônio Fortes tenta promover entendimento entre Avosos e SES (Foto: Portal Infonet)

Preocupado com a denuncia da  Associação dos Voluntários à Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) de que crianças e adolescentes estão sem assistência da oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o promotor de Justiça, Antônio Fortes, realizou uma audiência publica na manhã desta quinta-feira, 20, para ouvir as partes envolvidas e tentar resolver a situação.

Após reunião, o promotor de Justiça Antônio Fortes decidiu que  a Fundação Hospitalar de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Fundação Hospitalar de Saúde, representantes das Casas de Apoio e médicos deverão promover reuniões, em período a ser determinado, visando uma maior interlocução entre os interessados para a prestação de um adequado serviço oncológico no Estado de Sergipe.

De acordo com Wilson Melo, diretor geral da Avosos, a entidade procurar dar a maior assistência possível para os assistidos, mas não compreende as lacunas e deficiências do sistema de saúde e se diz preocupado com a situação dos pacientes e seus familiares. “Há 28 anos a Avosos presta assistência para a população, mas não sabe se a instituição terá condições humana, material e financeira de auxiliar as crianças e adolescentes, suprindo as deficiências do Estado no futuro. Meu desejo é que a angústia dos pacientes e familiares sejam minimizados, regularizando-se o tratamento oncológico”, salientou.

Para Meire Jane, representante do Huse, houve um desgaste com as casas de apoio que prestam assistência à pessoas com câncer, mas que a problemática já está sendo solucionada. “Uma reunião foi realizada para que fosse retomado o acesso aos voluntários, para disponibilização de lanches, e realização de capacitação para a família do paciente. Aos poucos o fluxo será retomado”, disse.

Antônio Fortes recomendou ainda que os médicos oncologistas do HUSE encaminhem todos os pacientes infanto-juvenil, que necessitam de medicamentos, cuidados básicos  ou exames de alta complexidade para a  Casa de apoio  Avosos, visando uma assistência mais célere ao paciente ,podendo inclusive permutar em benefício do paciente o apoio da casa assistencial  que melhor lhe assistir.

Por Adriana Meneses 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais