Bactéria KPC: nova infecção é detectada em UTI do Huse

Nova infecção por KPC foi registrada no Huse (Foto: arquivo Portal Infonet)

Um nova infecção pela bactéria KPC foi detectado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) 1 do Hospital de Urgências de Sergipe. A área, que desde o dia 16 de junho, é considerada livre da bactéria e recebe novos pacientes, agora passa por uma nova etapa de ações de contenção. Apesar disso, a UTIs continuam liberadas para admissão de novos pacientes.  A equipe médica retomou as culturas de vigilância para todos os pacientes. No último dia 25 de junho, a direção do Huse garantiu que a situação havia sido controlada.

De acordo com dados apresentados no Boletim Médico, de um total de 56 pacientes das UTIs 1 e 2, seis infectados pela KPC e 9 colonizados (tem a bactéria, mas não tem a infecção) faleceram. Dados revelam 10 infectados, 28 colonizados e 18 livres da bactéria.

A equipe médica do Huse informou que as medidas de contenção permitirão o manejo seguro dos pacientes KPC positicos nas UTIS, sem bloqueios desnecessários de leitos para novas admissões.

A equipe também ressaltou que combate e a defesa contra a resistência bacteriana é multifatorial, dependendo fortemente do uso racional de antimicrobianos, do diagnóstico microbiológico rápido e de qualidade que permita descalonamento precoce de antimicrobianos e monitoramento dos pacientes colonizados, indicação e garantia do isolamento de contato e adesão à higienização das mãos com álcool-gel ou água e sabão, garantia de qualidade e regularidade da limpeza e desinfecção do ambiente, mobiliário e equipamentos e uma equipe de SCIH e Segurança do Paciente preparada e integrada à UTI para a rápida identificação de surtos de bactérias resistentes e seu adequado manejo.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais