Bairros da capital vão receber a aplicação do fumacê costal nesta semana. Na quinta-feira, dia 3, o fumacê costal será aplicado no bairro 18 do Forte. Já na sexta-feira, dia 4, a ação será no bairro São Conrado.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a escolha dos bairros segue de acordo com o levantamento dos casos notificados e a aplicação é feita por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões.
A substância é pulverizada, das 17h às 19h, horário em que ocorre maior movimentação do mosquito. Após a aplicação, o inseticida fica no ar cerca de uma hora e trinta minutos, tempo suficiente para entrar em contato com os mosquitos, principalmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças.
Segundo o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes, Jeferson Santana, a forma com que ele é usado pelas equipes técnicas da SMS, não causa risco para a saúde da população. “No caso de uma notificação, a equipe faz o bloqueio e aplica o produto somente em um raio de 300 metros, que é demarcado a partir do ponto exato onde mora a pessoa infectada pelo mosquito. Como o mosquito é de voo curto, dificilmente ele conseguirá ultrapassar esse raio, avançar para demais áreas e contaminar outras pessoas”, explica Jeferson.
Mesmo com a aplicação do fumacê a população precisa ficar atenta ao acúmulo de água em casa
por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B