(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O movimento de candidatos à doação de sangue, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) na véspera do feriado de São João foi bastante satisfatório. Ao todo foram registrados 190 comparecimentos e 160 doações de sangue para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar do Estado.
De acordo com análise dos dados, houve um aumento de 49% nas doações deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas apenas 79 doações de sangue. Outra constatação é que o resultado positivo deve-se a ações de doações coletivas organizadas por instituições ou, ainda, grupos com mais de 50 participantes.
A assistente social e gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro, Rozeli Dantas agradeceu a todos os voluntários da última terça-feira, 23, que possibilitaram ao hemocentro retornar as atividades após o feriado de São João com reforço no estoque de sangue. “As coletas foram de extrema importância. Esse gesto viabilizou o atendimento dos pacientes que necessitam do sangue ou algum dos seus hemocomponentes”, destacou ao enfatizar que as doações contaram com a colaboração dos alunos do curso de soldado da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE).
Mesmo diante de números favoráveis ao serviço, Rozeli Dantas também alertou sobre a necessidade de aumentar o número de doadores regular de sangue no dia a dia. “Diariamente chega até o Hemose dezenas de solicitações de transfusões de sangue destinadas a pacientes que aguardam nos leitos dos hospitais, por isso que é importante manter um quantitativo diário de pelo menos 120 doações”, advertiu.
Thiago Michel Chagas dos Santos, 27 anos, foi um dos voluntários que contribuiu com a doação de sangue na véspera do São João. Ele comentou que o mês de junho é preocupante em função das festas juninas. “Hoje foi uma oportunidade de ajudar ao próximo. A doação não custa nada, independente da pessoa o importa é ajudar sempre”, reafirmou o aluno do curso de soldado, da Polícia Militar.
Critérios para doação
Qualquer pessoa com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos. Peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade oficial e original, com foto válido em todo território nacional. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. O doador deve estar bem alimentado. Mais informações sobre o serviço de doação de sangue através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Fonte: Ascom FSPH
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B