Banco de leite aumenta doadoras, mas estoque está abaixo do esperado

Hoje o banco ainda necessita de doadoras domiciliadas.(Foto: SES)

O Banco de Leite Humano Marly Sarney aumentou o número de mães doadoras passando de 22 para 106 mães neste período de pandemia. Apesar do aumento, o número é considerado abaixo do esperado, já que o  ideal seria de 200 mães doadoras.

O leite doado pelas mães alimenta as crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

De acordo com a gerente do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Magda Dória, o estoque ainda está abaixo do esperado. “Apesar de que a gente aumentou de 22 mães para 106, mas a UTI da maternidade continua lotada e sempre vamos precisar de leite para o estoque. Estamos com estoque de 3 litros e meio por dia, mas o ideal é 8 litros por dia para entregar na maternidade”, conta.

Doações

Para ser uma doadora, a mulher precisa estar livre de algumas doenças que são transmissíveis como HIV, Sífilis, Hepatite e não pode apresentar síndrome gripal.

Na doação, a mãe não precisa se deslocar até o Banco de Leite. “As mães para doar basta ligar para o 3226-6301 e a mãe não precisa sair de casa. A gente faz a ficha dela, ela passa os exames pelo zap, a gente aprova ela como doadora, leva os frascos na casa dela e coloca ela na nossa rota de doação. Ela só vem para o banco de leite se tiver dificuldades na amamentação, o filho não estiver se alimentando ou ela tiver problemas na mama”, diz Magda Dória.

Frascos de leite

O banco necessita ainda de doação de frascos para armazenar o leite doado pelas mães. Para estocar o leite doado, os recomendáveis são os frascos de vidros com tampas de plástico, como os de café solúvel. Confira abaixo o endereço para doações:

Banco de Leite Humano Marly Sarney – Rua Mato Grosso, s/n. Bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju. Funciona das 7h às 17h. Outras informações através do número (79) 3226-6301.

por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais