Banco de Leite Humano Marly Sarney é referência

Em junho foram 110 recém-nascidos assistidos. (Foto: Ascom SES)

O Ministério da Saúde recomenda: amamentação ainda é a melhor maneira de oferecer o alimento saudável para o crescimento dos recém-nascidos até, no mínimo, os seis primeiros meses de vida. Mas nem toda mulher, após dar a luz, possui leite materno o suficiente para amamentar o seu filho. Para ajudar as mães neste processo de aleitamento, o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BHL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e referência estadual há 24 anos,  vem contribuindo sistematicamente para que o ato de doar leite ganhe forças.

Somente no mês de junho, 110 recém-nascidos foram assistidos. Em contrapartida, o banco recebeu apenas 51 doadoras. Com salas equipadas para atender às mães e bebês, o banco trabalha com duas missões: assistência às mães e a de manter o estoque de leite pasteurizado para atender os prematuros, auxiliando as Unidades de Tratamentos Intensivos Neonatais públicas e privadas.

Na unidade, uma das dependências é denominada Manejo de Amamentação que, além de servir para receber as mães com intuito de realizar as doações, é um ponto de encontro entre a enfermeira e a paciente que muitas vezes busca a unidade para tirar dúvidas, tratar de intercorrências, aprender a amamentar e garantir instruções. “Apoiamos e damos orientações às mães que nos procuram”, afirmou a enfermeira Patrícia Farias.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, por ser de alto risco, tem preferência para receber doações, mas a depender do estoque, outras unidades também são abastecidas. Além disso, o estado possui um posto de coleta pertencente ao Hospital Santa Isabel e outros dois bancos, um no município de Itabaiana e outro em Lagarto que são vinculados ao BHL.

Todas as doações são destinadas às unidades neonatais, onde se concentram os bebês que necessitam de assistência. É o caso dos recém-nascidos abaixo do peso, crianças prematuras, portadoras de doenças infecciosas ou que possuam intolerância a outros leites. Na maioria dos casos, eles pesam entre 500g e 1kg, podendo chegar até 1,5kg.

A importância de ajudar é ressaltada por Keeze Montalvão, a doadora que mais contribuiu para o Banco, somando uma quantidade superior a 140 litros de leite. "Pessoas como eu, que produzem muito leite e são obrigadas a retirar porque está em excesso, devem ajudar as crianças que necessitam de doações".

Parceria e responsabilidade

Para suprir a demanda, o Banco de Leite Marly Sarney possui uma parceria com a unidade de Itabaiana, a qual possui uma excelente capacitação, como explica a coordenadora e enfermeira do BHL, Hélia Karlla. "É necessário ter um volume de leite superior a 100l/mês. Como Itabaiana tem uma excelente capacitação, eles cedem o leite humano pasteurizado, já que lá não possui unidade de alto risco, e sim, médio risco. Existe uma parceria para que o que eles tenham em excesso, eles doem e a gente repasse. Precisamos ter muito mais do que 51 doadoras", declarou.

Compromisso e responsabilidade quando o assunto é prestar assistência a qualquer serviço vinculado à amamentação. Seguindo esta premissa, o Banco de Leite é um ponto de apoio às mães. "Busquei atendimento objetivando aprender a amamentar. Fui indicada por muitas pessoas que me asseguraram o atendimento e hoje já estou na minha segunda visita", enfatizou a paciente, Daniela Moretti.

Contato

Todas as mães que desejarem doar ou obter mais informações sobre amamentação poderão entrar em contato com a Maternidade Marly Sarney pelos telefones: 3311-3032 / 3244-4934 / 3245-3457 ou pelo endereço: rua Recife s/n, anexo a Maternidade Hildete Falcão Baptista, bairro José Conrado de Araújo. O horário de funcionamento é de 7h às 18h de segunda a sexta, exceto sábado, domingo e feriado.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais