Banco de leite precisa de doadoras com urgência

O banco de leite vem trabalhando com um estoque de leite abaixo do necessário (Foto: Márcio Garcez/arquivo SES)

O Banco de Leite Humano ‘Marly Sarney’ tem encontrado dificuldade para manter o seu estoque e, com isso, atender à demanda que possui. O banco de leite vem trabalhando com um estoque de leite abaixo do necessário. Das 544 mães doadoras restam apenas oito doadoras cadastradas. 

“Para atender nossa demanda, precisaríamos de, no mínimo, 30 doadoras. Como esse é um ato voluntário, solidário e espontâneo, temos dificuldades em conseguir doação, principalmente porque algumas mulheres ainda não conhecem o BLH e têm medo que seu leite diminua”, disse a gerente do BLH, Hélia Karla Agapito.

De acordo com a Hélia Karla, a doação de leite humano é fundamental para garantir melhores resultados na recuperação dos prematuros. “Sempre precisamos de doações. Trata-se de uma situação preocupante e que só pode ser revertida com a doação”, conclama a gerente do BLH, Hélia Karla Agapito.

Carline Rabelo, assessora técnica da MNSL e neonatologista, pede ajuda das mães sergipanas para reabastecer o estoque da instituição. “Necessitamos urgente aumentar o número de doadoras, pois os nossos bebês precisam deste alimento,” lamenta.

Segundo Luís Eduardo Correia, superintendente da MNSL, a doação de leite também traz benefícios para a mulher, que pode evitar inflamação nos seios, a chamada mastite. “Quando a mãe produz muito leite, e o bebê não mama, ela pode ter uma inflação. Quanto mais tirar [o leite], menor a possibilidade de ter.”

O leite materno é o alimento mais completo para a criança, possui todos os nutrientes necessários e fornece proteção contra muitas doenças. O reduzido número de doadoras de leite humano influencia diretamente no desenvolvimento dos bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da MNSL.

Doação

Para doar o leite humano, as mães devem dirigir-se ao Banco de Leite "Marly Sarney" portando o Cartão da Gestante ou os exames pré-natal. No local, elas recebem as orientações de como retirar e conservar o leite materno. Na unidade, ela receberá o material necessário para a coleta. Após essa fase inicial, o banco se encarrega de buscar periodicamente o leite na residência de quem doa.

O Banco de Leite também precisa da doação de frascos de vidro com tampa plástica, itens geralmente usados pela indústria na comercialização de café solúvel. O material é utilizado para acondicionar o leite pasteurizado.
Unidades do Banco de Leite Humano em Aracaju:

Banco de Leite Humano"Marly Sarney"
Endereço: Rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo, ao lado da antiga Maternidade Hildete Falcão.
Telefone: 3226-6335/6337

Sala de Manejo da MNSL
Endereço: Anexo a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Zona Oeste de Aracaju)
Telefones: 3225-8650 ou 8822-4735 Magda Doria ou Dra. Carline Rabelo

Fonte: MNSL

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais