Bases do Samu no interior continuam desativadas

SES e FHS desativam bases do Samu em cidades do interior (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Continuam desativadas as bases do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em algumas cidades do interior do Estado. De acordo com informações do presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Samu, Adilson Ferreira, permanecem desativadas as bases de Riachuelo, Laranjeiras, Poço Redondo e, mais recentemente, a do município de Pirambu.

O presidente do sindicato acredita que muitas foram desativadas devido à violência, a exemplo da base de Riachuelo, onde os servidores foram roubados. Mas em outros municípios, a exemplo de Pirambu, ele não soube explicar. “Acho que não tem nada a ver com a segurança. A gestão só informou aos servidores que a base de Pirambu seria desativada”, diz o sindicalista.

Na avaliação do sindicalista, a desativação das bases no interior está comprometendo o atendimento. “Em função do tempo de resposta, alguém pode morrer”, alerta, informando que a prestação do serviço está demorado em consequência do fechamento daquelas bases. “Vamos conversar com os condutores para saber o que podemos fazer enquanto trabalhador”, diz o presidente do sindicato.

Nota

Adilson Ferreira: "alguém pode morrer"

Para o sindicalista Adilson Ferreira, a base de Pirambu não deveria ter sido desativada em função da sua localização. “Pirambu é uma cidade estratégica e não pode ficar sem base do Samu”, alerta.

Procuradas pela reportagem do Portal Infonet, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) se manifestaram por meio de nota encaminhada à redação. Na nota, ambos os órgãos admitem a desativação das bases e esclarecem que o Samu no interior está passando por um processo de reestruturação. “A Superintendência do Samu, juntamente com representantes da FHS e SES, vem se reunindo com os gestores municipais onde estão as 36 bases descentralizadas para conversar com os servidores, analisar os espaços, viabilizar melhorias e pactuar o funcionamento”, informa a nota.

Conforme a nota, as Secretarias de Saúde dos municípios de Laranjeiras, Poço Redondo e Riachuelo mostraram interesse em reativar as bases. Já em Pirambu, conforme a nota, o funcionamento da base está sendo reavaliado. Ao contrário do que observa o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância, a SES e a FHS garantem que o atendimento não foi comprometido em nenhuma das cidades, onde as bases foram desativadas. “As equipes trabalham em unidades próximas, respeitando o tempo resposta do atendimento”, garantem as instituições na nota encaminhada pela assessoria de imprensa.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais