Bases descentralizadas do Samu 192 Sergipe passam por obras de infraestrutura (Foto: FHS) |
Mudanças estruturais para garantir melhorias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) estão sendo realizadas em bases descentralizadas situadas em Aracaju e no interior do Estado. Neste mês de janeiro, a base do Siqueira Campos passou por melhorias significativas. Entre os avanços, as equipes passaram a usufruir de uma sala de convivência que tem servido para acomodação dos profissionais.
De acordo com a diretora operacional da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Luciana Prudente, o novo espaço tende a oferecer mais conforto às equipes, com televisão, sofá, cadeira para descanso e ar condicionado.
"O objetivo é promover condições cada vez melhores de trabalho para os que lidam diariamente com as tensões tão comuns em atendimentos de urgência. Assim, teremos profissionais ainda mais aptos a oferecer, precisamente, cuidados emergenciais em saúde. Consideramos, inclusive, que as melhorias estruturais atendem pleitos das classes sindicalizadas ligadas ao Samu", declarou Luciana.
Base Metropolitana
Segundo a coordenadora administrativa do Samu, Luiza Dantas, a realização da obra de infraestrutura na base do Samu no Siqueira Campos implicou também na realização de adaptações na base metropolitana, anexo ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
“A base metropolitana foi contemplada com serviços de pintura na fachada e adaptações em salas de descanso climatizadas que, a partir da criação da sala de convivência, receberão mais equipes de suporte básico, dois motosocorristas, além de equipes de suporte avançado que já utilizavam o espaço. Beliches e colchões já estão em andamento para melhor atender essa demanda”, ressaltou a coordenadora.
Aprovação e expectativas
Para o técnico de enfermagem integrante de uma das equipes de suporte avançado do Samu, Leandro dos Santos, as mudanças estruturais foram positivas e beneficiaram as equipes.
“Ao transpor equipes de suporte básico para a base metropolitana, a gestão do Samu contribuiu para a maior privacidade dos profissionais, no que diz respeito aos espaços reservados para descanso e banheiros. A tendência agora é melhorar, com a continuidade do processo de adaptação da base metropolitana para o recebimento dessas equipes”, almeja Leandro.
Condutor de veículos de urgência há quatro anos, Fábio Damasceno atribui às melhorias a unificação das equipes de intervenção. “Teremos diferentes equipes no mesmo espaço, o que contribuirá para a maior interação dos socorristas. A parte estrutural está satisfazendo, embora ainda estejamos aguardando a conclusão dos ajustes. Esperamos também que os próprios profissionais zelem devidamente pelos recursos disponibilizados pela FHS, por sua vez, unidos aos recursos trazidos pelos próprios profissionais como fruto das relações de coletividade”, frisou Fábio.
Medidas corretivas
Ao longo de 2014, o Samu 192 Sergipe realizou continuamente ações corretivas nas 36 bases descentralizadas no interior do Estado. O supervisor de manutenção do Samu, Ivânio Melo, destaca que obras corretivas estão sendo realizadas nesses espaços desde o último mês de março.
“No intervalo de 30 dias, até seis bases receberam serviços de revitalização. Entre as mais significativas, está a do município de Porto da Folha, que passou por serviços de pintura, retirada de mofo, restauração da rede elétrica, hidráulica e de alvenaria. A equipe de manutenção promoveu ainda a instalação de conteiners onde funcionam as bases da Zona Norte (Parque da Cidade) e da Zona Sul (Mosqueiro), em Aracaju”, detalhou Ivânio.
Pintura, restauração da rede elétrica e hidráulica também foram benefícios adquiridos no Serviço de Remoção Inter -Hospitalar Assistida (SRIHA), através do desempenho da equipe de manutenção do Samu.
“A todo momento, nos deslocávamos para diferentes regiões de Sergipe para realizar serviços de infraestrutura. As obras aconteciam com frequência em função das necessidades surgidas e já acontecem em 2015 com o mesmo objetivo de promover melhorias para as bases descentralizadas do Samu 192 Sergipe”, acrescentou o supervisor de manutenção do Samu.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B