Criança nasceu no vaso sanitário da UPA Zona Sul no dia 7(Foto: Arquivo Infonet) |
É considerável estável o quadro clínico do bebê que nasceu dentro de um vaso sanitário na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, no Conjunto Augusto Franco, em Aracaju. De acordo com boletim médico divulgado nesta terça-feira, 23, pela equipe neonatal da Maternidade Santa Isabel, o bebê entra no 16º dia de vida nesta terça, pesando 2,870 kg.
Apesar de permanecer internado, as condições são favoráveis, segundo o boletim médico assinado pela coordenadora da Unidade Neonatal, Andrea Menezes. “Seu quadro clínico é estável, com evolução favorável e melhora clínico-laboratorial”, revela trecho do boletim médico.
De acordo com o boletim médico, o bebê se encontra em ar ambiente, em treinamento de sucção e está recebendo regularmente a visita materna, em atendimento a orientação do Conselho Tutelar. Em boletim médico, a equipe neonatal destaca que a mãe tem se comportado de forma atenciosa e cariosa com a criança.
O bebê ainda aguarda avaliações multidisciplinares (neuropediatria e otorrinolaringologia) e da ultrassonografia transfontanelar. A alta, conforme o boletim médico, está associada à reabilitação oral (aprender a mamar). Assim que receber alta, o bebê será encaminhado para uma equipe multidisciplinar ambulatorial de cuidados com o recém-nascido e para o ambulatório de risco daquela maternidade. Mas ainda não há previsão de alta médica.
O Portal Infonet tentou contato com a mãe da criança, que reside no Santa Maria. Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a mãe está muito magoada com as notícias que foram publicadas em alguns veículos de comunicação e que está evitando jornalistas.
Caso de polícia
O caso ganhou repercussão no Departamento de Atendimento a Grupo Vulneráveis (DAGV), por onde está tramitando inquérito policial para investigar as circunstâncias do parto.
A delegada Taís Santiago, coordenador do DAGV, informou que as investigações estão em andamento, que algumas pessoas já foram ouvidas, mas que a equipe não poderia dar detalhes sobre o andamento das investigações.
A conselheira tutelar Maria Conceição Pinto, do Primeiro Distrito, informou que o Conselho Tutelar fez os encaminhamentos necessários e que também está fazendo o acompanhamento da família do bebê, mas não deu detalhes sobre o comportamento da mãe da criança.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que uma equipe de saúde da família também está acompanhando a família da criança.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B