Bovino:Emdagro capacitou duas mil pessoas em inseminação

Novos cursos devem ocorrer de 10 a 14 de julho 

A pecuária sergipana mostrou avanços nos últimos anos e tem papel importante na evolução da economia e do desenvolvimento do estado. Parte desse desempenho está no melhoramento genético do rebanho que permite uma maior eficiência produtiva dos animais. Mas não é a toa que essa alta qualidade acontece, pois, o maior responsável disso é a técnica da inseminação artificial, em que se utiliza material selecionado em cruzamentos entre animais da mesma espécie.

Dominando a técnica, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) vem oferecendo há mais de 30 anos – desde quando ainda era Sudap – o curso de capacitação em inseminação artificial em bovinos, capacitando, ao longo desse período, a mais de duas mil pessoas entre pecuaristas, vaqueiros, técnicos e estudantes de veterinária.

Entre aulas teóricas e práticas, os alunos se depararam com conceitos sobre inseminação, suas vantagens e desvantagens, a utilização do material necessário para aplicação, manuseio do botijão de nitrogênio líquido, descongelamento do sêmen, reconhecimento da vaca em cio, por fim, a utilização da técnica de inseminação propriamente dita. O curso é realizado no Centro de Formação de Bovinocultura de Riachão do Dantas e tem duração de 40 horas semanais.

Participante do último curso realizado no período de 05 a 09 de junho, o criador do Município de Itaporanga D´Ajuda, Alexandre Sacramento de Oliveira, destaca a importância do melhoramento genético do rebanho, afirmando que “a forma mais rápida e barata para uma boa produtividade é através da inseminação artificial”. Ele acrescenta ainda que, com a inseminação, o produtor tem um custo de manejo com o touro mais barato, “Você tem um botijão e dentro dele os melhores touros de acordo com o que se quer melhorar, a exemplo da produção de leite e derivados ou da produção de gado de corte”, disse Alexandre.

Mas não é só a produtores sergipanos que o curso se destina, os técnicos Nonato de Almeida e Reginaldo José de Almeida, da secretaria municipal de Paulo Afonso/BA, participaram também do curso para extrair dele os conhecimentos necessários que os possibilitem de servir de multiplicador junto aos criadores assistidos pela secretaria. “O prefeito de nossa cidade está desenvolvendo um programa de melhoramento genético de bovinos em nossa região e nos enviou para sermos capacitados para ajudarmos os pequenos produtores na técnica da inseminação artificial”, justificou Nonato de Almeida.

Para o instrutor do curso, o Médico Veterinário Felisbelo José de Almeida Neto, a capacitação é a melhor forma de obter grandes resultados. “A inseminação é a maneira mais barata do criador proporcionar o melhoramento genético do rebanho.

Felisbelo adianta que mais dois cursos estão programados para ocorrer: um no período de 10 a 14 de julho e o outro de 21 a 25 de agosto. “As inscrições ocorrerão na Emdagro de cada município a um preço de R$ 150,00 cada, o que dá direito também a alojamento aos participantes no período de realização do curso e ao material que será utilizado”, concluiu.

Fonte e Foto: Emdagro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais