
O Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e unidade referência na rede estadual, possui um serviço essencial aos pacientes que necessitam dos serviços de imagem para o diagnóstico. No primeiro semestre de 2025, a unidade realizou 10.798 atendimentos, resultado de investimentos estratégicos, melhorias na infraestrutura e expansão da oferta de serviços.
Do total de atendimentos, 7.987 foram referentes à radiografia, que realiza o diagnóstico de condições ósseas e pulmonares; 975 de ressonância para imagens detalhadas dos órgãos, tecidos e estruturas internas do corpo; 1.195 de tomografia computadorizada (TC) para avaliações detalhadas de órgãos e estruturas internas; e 218 de ultrassonografias.
De acordo com a coordenadora do Cadi, Jullyana Barrozo, o trabalho desenvolvido pela unidade é fundamental para o diagnóstico de doenças por meio de um exame de imagem de qualidade. “O trabalho realizado pelo centro é essencial para garantir diagnósticos precisos e qualificados com exames de imagem cada vez mais acessíveis à população. Nosso compromisso é continuar investindo na modernização da unidade, com equipamentos novos e profissionais capacitados, assegurando agilidade e eficácia na resposta às demandas de saúde dos usuários”, destacou.
Para um melhor atendimento aos sergipanos, o Cadi ampliou a oferta de exames de ultrassonografia e incluiu os exames de ressonância magnética no sistema de regulação do estado. Além disso, a estimativa é que ainda este ano, novos equipamentos modernizados cheguem na unidade para um serviço cada vez mais especializado.
Serviço especializado
O serviço em otorrino é referência em Sergipe, e oferece atendimento especializado e de alta qualidade, contribuindo significativamente para o diagnóstico e tratamento de doenças da área. No primeiro semestre, foram 423 consultas/exames em Otorrinolaringologia com avaliação especializada e diagnóstico de patologias do ouvido, nariz e garganta, permitindo a identificação e tratamento adequado de condições relacionadas a essas áreas.
Fonte: Secretaria do Estado da Saúde