Caism prepara dia especial em comemoração ao Outubro Rosa

Coordenadora geral do Caism, Débora Passos (Foto: SES)

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e referência no atendimento às mulheres em Sergipe está preparando um dia especial para suas pacientes em comemoração ao Outubro Rosa. Na próxima quarta- feira, 17, a partir das 7h, aquelas que comparecerem ao local para a realização dos seus exames terão uma surpresa. “Mais uma vez nós estamos programando um dia especial para essas mulheres. Além do nosso atendimento normal, o fluxo vai continuar sendo o mesmo,  nós estamos programando um dia de embelezamento para elas em parceria com as meninas  da Mary Kay e palestras abordando os temas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e prevenção das IST/AIDS. Vamos oferecer, ainda, um coffebreak para as que estiverem presente e a realização do teste rápido para as DST e a mamografia feita de livre demanda” conta a coordenadora geral, Débora Passos.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero e o Caism é o lugar certo para isso. O Centro oferece, desde a consulta especializada, até o diagnóstico com exames específicos, contemplando a população feminina com serviços que garantem qualidade e agilidade nos resultados, priorizando a humanização. A média de atendimento varia entre 300 e 500 pacientes por dia.

Exames periódicos são essenciais para a saúde da mulher. Além de prevenir, os exames ajudam no diagnóstico precoce de doenças aumentando as chances de cura como também na coleta de dados epidemiológicos. Os exames de mama, por exemplo, são necessários para verificar a existência de nódulos, secreções e mudanças de cor nos seios. Procedimentos como papanicolau e exame pélvico são realizados para analisar os órgãos genitais internos e detectar câncer do colo de útero.

Conforme informa Débora, todos os serviços estão funcionando de forma regular e acrescenta “o carinho com as nossas pacientes vai além do cuidado físico, vamos cuidar também do lado emocional. Para participar da comemoração basta estar presente neste dia especial que estamos preparando, com essa programação importante e diferenciada, para elas”, diz a coordenadora.

Para a paciente Elizangela Ferreira Santos Oliveira, “o atendimento aqui é dez. As minhas duas gestações foram acompanhadas por aqui e eu não tenho o que dizer. Sou muito bem atendida por todos aqui. Nessa segunda gestação foi complicado porque eu vim sozinha, passei mal, e tive um atendimento muito bom aqui das meninas, me acompanharam até que a equipe da maternidade chegasse para me pegar. Eu gostaria de agradecer a equipe daqui”, reforça.

Serviços

O Caism conta com uma equipe completa de especialistas e realiza, em média, 2000 consultas e exames por mês. Os exames oferecidos são: diagnóstico por anatomia patológica e citopatologia, PAAF (punção aspirativa por agulha fina), CORE-BIOPSY (biópsia feita por meio de ultrassom), Mamografia, Ultrassonografia, Videohosteroscopia diagnóstica. E a equipe é composta por: ginecologista, pré-natalista, mastologista, geriatra, oncologista, cardiologista, endocrinologista, anestesista, nutricionista, psicóloga, enfermeiras, assistente social, ultrassonografistas.

Todos os atendimentos, com exceção das consultas do pré-natal de alto risco e das pacientes em tratamento nos serviços de oncologia, são agendados através do sistema de regulação. A Unidade Básica de Saúde (UBS) solicita o atendimento pela internet e a consulta, ou o exame, é agendado pelo Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (NUCCAR).

Quando aparecem resultados alterados que sugerem a presença de um câncer é realizada uma busca ativa pelo Serviço Social que consiste em entrar em contato com a paciente e convidá-la a comparecer ao Caism, de preferência acompanhada. O agendamento neste caso é prioritário e o atendimento ainda mais cuidadoso. “Os exames com algum tipo de alteração são entregues às pacientes na sala da Assistente Social com acompanhamento da Psicóloga. Há um acolhimento diferenciado nestes casos, sempre com a preocupação de que as pacientes sejam assistidas em todas as suas necessidades”, explica Débora Passos.

Programação

8h30 – Abertura

9h –  Palestra “Rastreamento, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama”

Palestrante: Enfª Clarissa Lima Franco e a Liga de oncologia da UNIT

10h – Palestra  “Prevenção das IST/AIDS”

Palestrante: Dr. Almir Santana

11h – Distribuição de lanches e materiais educativos desenvolvidos para o Outubro Rosa.

Serão realizados durante todo o dia 17/10/18 – Testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite

Será realizado durante o turno da manhã do dia 17/10/18 – Dia de Beleza em Parceria com Empresa de Cosméticos, para usuárias e servidoras.

Serão realizadas Mamografias (livre demanda) durante todo o mês de Outubro às pacientes acima de 40 anos.

Localização e horário de funcionamento

A Clínica está localizada à Av. Tancredo Neves, s/n, bairro Capucho – Aracaju/SE

Telefone: (79) 32189400

O atendimento é presencial nos períodos da manhã e tarde.  No entanto, poderá atender em horários especiais de acordo com a demanda.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais