Camarote da Acessibilidade é destaque na avenida (Foto: arquivo Infonet) |
A 22ª edição do Pré-Caju começou na noite da última quinta-feira, 17, e um dos pontos mais animados da avenida foi o camarote da acessibilidade. O espaço está localizado no calçadão da 13 de Julho, início do percurso da folia, e oferece rampas de acesso, camisas personalizadas, banheiros adaptados, lanche, água, preservativos, além de DJs. O que faz da folia um diferencial para as pessoas com deficiência e seus familiares.
O Camarote da Acessibilidade é um espaço livre, basta apresentar o documento de identidade e a carteira que o identifique como pessoa com deficiência. "Os deficientes têm acesso livre ao espaço. Pedimos apenas que as pessoas levem um documento de identidade, para o caso de surgir alguma necessidade”, explica a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Gorette Medeiros.
O local, que tem capacidade para cerca de 250 pessoas, foi uma iniciativa dos Conselhos Municipal (CMPD) e Estadual (CEDPcD) da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc), além da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) que deu um suporte logístico.
Lucas Aribé, vereador de Aracaju e defensor dos direitos das pessoas com deficiência, também conferiu o ponto da avenida. "Acho louvável ter um espaço no meio da folia, no sentido de relembrar à população a importância e necessidade de construirmos uma cidade acessível. Espero que não só este camarote, como também, toda a estrutura do Pré-Caju seja preparada para atender a qualquer pessoa, qualquer cidadão. seja ele uma pessoa com deficiência, um idoso, uma criança, ou seja, todos os cidadãos.
O turista carioca, Lindovando Lima, visita Aracaju pela primeira vez e viu na internet que existiria esse espaço no Pré-Caju. “Quando vi, achei muito legal. Desfilo em escolas de samba no Rio de Janeiro, mas não há um camarote como esse por lá”, diz o turista, que ficou impressionado com a estrutura.
História
O Camarote da Acessibilidade teve início em 2007 e desde então é uma luta das entidades que defendem as pessoas com deficiência. Nos dois primeiros anos, a estrutura foi montada no final do corredor da folia, mas, desde 2009, ela é montada no Calçadão da 13 de Julho. “Trata-se de um símbolo da nossa luta. É algo único em todo o Brasil e percebemos uma participação de todos”, diz o vice-presidente do CMPD, Everton Vieira, o Romário.
Segundo Romário, a mudança de local foi providencial. “Antes, não tínhamos respostas dos artistas, eles passavam já finalizando, mas agora não é assim. O Camarote da Acessibilidade é o reconhecimento e as pessoas com deficiência são artores de uma festa como essa. É dessa forma que a sociedade nos enxerga”, afirma.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B