Campanha alerta para uso de preservativos no Carnaval

Materiais serão distribuídos na capital e no interior do Estado / (Foto: Portal Infonet)

Nesta quarta-feira, 8, houve o lançamento da campanha ‘Não Vacile! Se o clima esquentar, use Camisinha’, que incentiva o uso de preservativo como meio de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids)e sífilis.

Materiais educativos como encartes, panfletos e preservativos femininos e masculinos serão distribuídos gratuitamente em blocos carnavalescos da capital e do interior. 19 municípios são considerados prioritários para receber as ações, como Aracaju, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana.

A ‘Prevenção Combinada’, foco principal da campanha, alerta para que, em caso de relações sexuais sem proteção, seja realizado um exame após 30 dias para verificar a contração ou não de doenças para, desta forma, começar um tratamento o mais cedo possível e quebrar a cadeia de transmissão.

Almir Santana comenta sobre o comportamento do folião no Carnaval / (Foto: Portal Infonet)

Almir Santana, gerente estadual do programa IST/Aids, fala sobre o enfoque campanha. “No carnaval as pessoas se excedem, mudam o comportamento pelo consumo principalmente de bebidas alcoólicas. E essa mudança tira a percepção do risco e, com isso, se expõem a contrair HIV, hepatite, sífilis e outras infecções”.

Casos

Uma das principais preocupações da campanha é a sífilis, por causa da quantidade de recém-nascidos que contraíram durante a gestação.

Giselda Melo chama atenção para os casos de sífilis em recém-nascidos / (Foto: Portal Infonet)

Segundo Giselda Melo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualmente existem entre 1.300 a 1.500 casos de crianças infectadas no Estado. “A doença da mãe não foi diagnosticada em tempo hábil e a criança nasce com sífilis. Infelizmente não temos ciência de 100% dos casos, e isso é falha no pré-natal”.

Em Sergipe, de 1987 até janeiro deste ano, foram registrados 5.332 casos de Aids, entre adultos e crianças. Aproximadamente 25% vieram a óbito, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da SES.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais