Campanha contribui com doação de sangue no Hemose

Hemose recebeu 96 voluntários do Instituto Nordeste Cidadania  (Foto: divulgação)

Um grupo de funcionários do Instituto Nordeste Cidadania colaborou com o estoque de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação do grupo, somada a doação dos voluntários que compareceu a unidade registrou 96 doações na última terça-feira, 7, véspera do feriado da Emancipação Política de Sergipe.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro, Rozeli Dantas, nos dias que antecederam o feriado o serviço buscou parcerias para cooperar com o estoque. “São esses os períodos em que temos uma programação para mobilizar grupos de doadores que possam vim até a unidade colaborar com o serviço”, explicou.

A assistente social lembrou ainda que o Hemose atende a rede hospitalar 24 horas. “O doador chega à unidade, faz sua doação e vai embora. A bolsa de sangue total passa por um processo que vai das análises sorológicas aos testes de cruzamento ABO para liberação do hemocomponente transfundido no paciente”, ressaltou ao enfatizar o compromisso do doador com o serviço. “A conscientização das pessoas em colaborar com o serviço é imprescindível para os usuários assistidos”, salientou.

Responsável pela organização da ação, Ronisson Melo, contou que instituto presta serviço ao Banco do Nordeste, e o trabalho da empresa tem essa característica de cidadania. “A doação de sangue é um ato de responsabilidade social. Se temos a oportunidade de ajudar, devemos fazer”, defendeu.

Maria Gorete de Melo, além de doar sangue também decidiu aderir ao cadastro de medula óssea. Para ela, o dia foi dedicado em prol do próximo e de alguma forma ajudar aqueles que necessitam. “Quando organizamos essa campanha na empresa, acho que prevalece o sentimento comum a todos que estão aqui. Servir de alguma forma”, afirmou.
 
Elizane Evangelista dos Santos não pode doar em função do período da amamentação, porém decidiu ajudar através do cadastro de medula óssea. “Fiquei sensibilizada com a necessidade das pessoas que precisam fazer o transplante e a dificuldade de achar um doador compatível”, comentou.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. Ao comparecer ao Hemose é necessário apresentar um documento de identidade original, com foto válida em todo território nacional.

Medula óssea

Para fazer o cadastro de medula óssea é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças infecciosas. As informações do candidato são encaminhadas para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Mais detalhes sobre os serviços através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Hemose

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais