Campanha de combate ao tabagismo faz alerta sobre uso de narguillé

Lívia Silva, coordenadora do Programa de Combate ao Fumo

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta- feira, 29, o Programa Estadual de Controle ao Tabagismo ressaltou os riscos trazidos pelo uso do narguillé, conhecido como cachimbo d’água.

Segundo a coordenadora do programa, Lívia Silva,  20 a 80 minutos de uso do narguillé equivale a 100 cigarros fumados e o ato também pode resultar em doenças relacionadas ao tabaco.

De acordo com a coordenadora, Sergipe está entre as capitais com menores índices de fumantes, mas, ainda assim, é preciso manter um programa de conscientização que estimule a mudança de hábitos.  “Num momento de campanha o principal foco é manter a promoção da saúde, tendo em vista que a população envelhece e precisa mudar seus hábitos”, reforça.

O público-alvo da campanha são adolescentes e adultos jovens, entre 13 e 35 anos (Foto: Pixabay)

O público-alvo da campanha são adolescentes e adultos jovens, entre 13 e 35 anos, fumantes ou não, numa estratégia que busca a prevenção, considerando que a iniciação do narguillé acontece principalmente entre os 13 e os 25 anos. Assim como todos os produtos de tabaco fumados, seu uso a longo prazo é capaz de causar câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias.

Conforme informações do Instituto do Câncer (INCA) os produtos derivados do tabaco matam, por ano, seis em cada dez consumidores. A coordenadora reforça que, assim como o cigarro eletrônico, o produto não é autorizado pela Anvisa e apresenta um alto risco para a população mais jovem, que representa grande parte dos usuários. “A indústria traz uma apresentação que tenta diminuir os dados dos produtos, mas o risco é muito alto”, afirma.

Tratamento no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para quem quer parar de fumar de forma segura desde 2005, possuindo atualmente 60 municípios com equipes estruturadas no programa de tratamento do tabagismo.

Após avaliação clínica, profissionais indicam o tratamento terapêutico adequado para cada paciente, ofertando adesivos, goma de mascar, medicação antidepressiva, de acordo com a necessidade de cada um.

Para participar basta procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima ou ligar para o Disque-Saúde pelo número 136, presente nas embalagens de cigarro. O número encaminha o usuário à Secretaria de Estado da Saúde da sua região, para que os procedimento seguintes sejam realizados.

por Juliana Melo e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais