(Foto: Ascom) |
A Secretaria de Saúde do município de Salgado concluiu a campanha de vacina contra a gripe. Apesar da resistência de alguns idosos, a gestora da pasta, Sonia Maria dos Santos, frisou que a aceitação em geral foi interessante. As pessoas que fazem parte dos grupos de riscos e faltaram, podem procurar o serviço de vacinação enquanto durar o estoque na unidade básica de saúde. Durante toda a campanha, segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde (SES/MS), a meta seria vacinar 2.434 pessoas.
Desse total, a previsão era vacinar 504 crianças, 194 trabalhadores da área da saúde, 188 gestantes, 33 puérperas até 45 dias e 1515 idosos com idade acima de 60 anos. Para isso, foram disponibilizadas mais de 2,7 mil doses, o que ajudou a superar a meta inicial. Com 100% de cobertura, o resultado foi satisfatório. “O povo brasileiro tem a campanha de vacinação como algo positivo por parte do poder público. A população vai até os serviços, se mobiliza nos dias de campanha. O trabalho de educação em saúde relacionado à prevenção pela imunização é uma das políticas de saúde mais efetivas e resolutivas”, destacou Sonia Maria.
A secretária explicou ainda a metodologia aplicada durante o período de campanha na cidade e nos povoados. “Como o município possui um total de 43 povoados e temos a cobertura de sete equipes de Programa de Saúde da Família (PSF), discutimos com os coordenadores da Atenção Básica, Vigilância em Saúde e com o Gerente da Imunização no Município. Definimos iniciar a campanha no dia 15 de abril pelos povoados mais distantes para terminar na área urbana, e já vacinando também na cidade todos que desejassem ou fossem na unidade de saúde em busca de outro serviço”, explicou a gestora.
Pirambu
A Prefeitura Municipal de Pirambu, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no período de 15 a 21 de maio, a 2° dose da vacina contra o vírus da Gripe para crianças de 6 meses a 2 anos incompletos nos povoados. No dia 22 a vacinação será na sede do município, na Clinica de Saúde da Família.
A expectativa da Secretaria da Saúde é vacinar no mínimo 95% da população nessa faixa etária que corresponde a 237 pessoas. Segundo o secretário de Saúde Municipal, Manuel Batista Moura Ribeiro, o objetivo da Secretaria é atingir o mesmo percentual – 100,72% -, da primeira etapa da vacinação, onde foram vacinadas crianças de 6 meses a 2anos incompletos, gestantes, puerpera, trabalhador da saúde e idoso acima de 60 anos. "Não temos duvidas que atingiremos o mesmo percentual da primeira etapa devido a conscientização das mães, dos trabalhadores e do pessoal da melhor idade", disse o secretário.
Fonte: Assessorias de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B