Campanha “Motociclista Vivo” vai à Escola Marco Maciel

(Foto: Ascom SES)

Sensibilizar os jovens sobre o trânsito seguro e a prevenção de acidentes. Essas são as metas da campanha “Motociclista Vivo”, uma ação  educativa do Governo do Estado, em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde (SES), da Educação (SEED) e do DETRAN/SE, com o objetivo de alertar sobre os  perigos e os cuidados que devem ser tomados no trânsito. Desta vez, a campanha foi até a Escola Estadual Marco Maciel, em Aracaju.

A ação contou com a participação dos técnicos da SES, Samu 192 Sergipe, Detran, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Direção Clínica do Huse. Desde o mês de agosto em atuação, a campanha Motociclista Vivo tem contribuído para a redução no atendimento às vítimas de acidentes envolvendo motos e motonetas no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE). De acordo com dados contabilizados pela unidade hospitalar, o número chega aos 11%.

Para o professor de filosofia da Escola Estadual Marco Maciel, Samuel Dalvo, a palestra foi bastante esclarecedora e ajudou na construção do canal de diálogo entre os jovens e os profissionais que atuam nos serviços de saúde.

“A atividade  tem como foco a conscientização dos futuros condutores de motocicleta para que tenham mais respeito no trânsito  e valorizem a vida. Na ocasião, os jovens receberam noções de primeiros-socorros e quais as medidas podem ser feitas por eles para evitar acidentes”, falou o professor.

Participação do Samu 192 Sergipe

Através de jogos interativos com perguntas e respostas, os alunos do ensino médio receberam  orientações de como acionar corretamente  do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

“O Samu presta o socorro à população em casos de urgência e emergência. A depender do estado clínico do paciente, são deslocadas Unidades de Suporte Básico (UBS), para os casos de menor complexidade, ou de Suporte Avançado (USA), em casos de maior complexidade. O Samu 192 Sergipe recebe, em média, 480 chamadas por dia. Sendo uma parte delas para atender vítimas de acidentes de trânsito”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.

Ao ligar para o número 192, o solicitante do serviço fala com rádio/operador (TARM/RO) na Central de Regulação do Estado, que é o responsável por identificar a emergência e, imediatamente, transfere o telefonema para o médico regulador que avalia a gravidade do caso.

Para a estudante Milena Machado, o momento interativo foi de grande valia. “Através dos vídeos e da palestra, vimos os perigos dos acidentes nas pistas e como ocorre o atendimento realizado pelos profissionais da saúde em casos de acidente. Acionar corretamente o Samu, passando informações precisas sobre o local do acidente e o estado de saúde do paciente ajudam a garantir, ainda mais, qualidade e agilidade no atendimento”, disse a estudante.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais