Campanha ‘Pacto do Bem’ para alimentação saudável

(Fonte: CFN)

Uma nova estratégia para os que enumeram desafios para o ano novo. O ‘Pacto do Bem’, corrente pela alimentação saudável e adequada, deve atrair sergipanos interessados em adquirir novos hábitos. A corrente foi lançada no último dia 26 do ano passado pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), mediante apoio 10 dos Conselhos Regionais de Nutricionistas do Brasil (CRN).

De acordo com o nutricionista e conselheiro do CFN, Gilcélio Almeida, a campanha está alinhada com o Decreto nº 8.553/2015, tido como Pacto Nacional pela Alimentação Saudável, lançado pelo Governo Federal e aderido pelos Conselhos. Com base no decreto, o pacto deve dinamizar ações de combate à obesidade e às doenças causadas pela má alimentação, através da mobilização de internautas adeptos de redes sociais, como Facebook e Twitter.

Alimentação Regional

Gilcélio Almeida: "Melhoria da alimentação deve acontecer dentro do contexto socioeconômico local"

“Uma das diretrizes do Decreto trata da valorização da alimentação regional, considerando que o nutricionista deve ser aquele que orienta pacientes para o consumo de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, inseridos no meio onde vivem. A agricultura familiar e a diminuição do consumo de agrotóxicos, além de diretrizes maiores, diretamente ligadas ao combate dos fatores causadores da obesidade, hipertensão e diabetes, também estão sendo considerados”, garantiu.

O nutricionista ressalta ainda que entre os principais hábitos nocivos ao ser humano está o consumo excessivo de carboidratos e de gorduras, associados à ausência de atividades físicas.

“A ideia do CFN é, através do ‘Pacto do Bem’, oportunizar aos cidadãos o estímulo coletivo para a adesão dessa campanha através das redes sociais, de forma lúdica e divertida. Com isso, pretendemos gerar mudança nem que seja num dos pontos da alimentação de cada participante dessa cadeia”, acrescentou Gilcélio, ao lembrar que no último Censo do IBGE Aracaju foi apontada como uma das capitais brasileiras mais obesas.

Reunião Conjunta

A campanha vai durar o ano inteiro e tem no ‘Pacto do Bem’ a primeira atividade de estímulo a uma alimentação saudável. Para tratar da campanha e de outros objetivos, no próximo mês de abril, Aracaju sediará a reunião conjunta que contará com representantes de todos os Conselhos Regionais do Brasil e o Conselho Federal. O objetivo é fortalecer a presença desses órgãos e identificar necessidades locais.

Representantes políticos, profissionais da imprensa e nutricionistas também devem estar presentes na reunião conjunta, a fim de que programas de alimentação adequada sejam implantados, além de outras melhorias, respeitando as características regionais. “A melhoria da qualidade da alimentação deve acontecer dentro do contexto socioeconômico de Sergipe. Não há, portanto, um modelo específico fechado”, frisou Almeida.

Como participar

Os que já aderiram ao ‘Pacto do Bem’ revelam seus objetivos alimentares para 2016, entre eles, aumentar o consumo de água e reduzir a quantidade de gordura e de açúcar refinado. Para participar, basta elaborar texto ou vídeo com o seu compromisso alimentar para este ano. Em seguida, postar em redes sociais usando a hashtag #desafioCFN e desafiar amigos ou conhecidos a fazerem o mesmo. Para conferir os conteúdos postados, acesse a Fan Page Oficial do CRN-5.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais