Câncer: diagnóstico precoce é o maior aliado para a cura

(Foto: Ascom Avosos)

Coragem e superação. Estas palavras definem a história da jovem Talita Santana de 17 anos. Vítima de um linfoma de Hodgking, venceu a batalha contra o câncer infantojuvenil e hoje é símbolo da Campanha Novembro Dourado  da Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos).

A história de luta da jovem começou há pouco mais de dois anos. Em 2012, após sentir um caroço no pescoço, procurou ajuda médica e mesmo fazendo uma série de exames, não teve o diagnóstico correto. Cerca de três meses depois com o aparecimento de outro caroço bem maior e desta vez, através de muita investigação, surgiu o diagnóstico: Linfoma de Hodgking.

“Eu queria muito saber o que tinha, mas nunca pensei que pudesse ser um câncer. Ao descobrir meu mundo desabou, meus sonhos acabaram naquele momento, mas aos poucos fui me acalmando e conhecendo um pouco mais sobre a doença. A notícia foi dada por um médico da família, ele me acalmou e me mostrou que vários famosos, a exemplo de Dilma Rousseff e Reynaldo Gianecchini tiveram o mesmo câncer  que eu, conseguiram vencer e  falou que eu tinha 98% de chances de cura”, conta a adolescente.

Assim como Talita, centenas de crianças e adolescentes com câncer recebem uma notícia não muito esperada e precisam passar por um longo tratamento. Quimioterapia, radioterapia e cirurgia são as formas de se tratar um câncer e a descoberta logo no início aumenta as chances de cura e a melhoria da qualidade de vida do paciente, possibilitando reduzir a intensidade do tratamento.

De acordo com Daniella Amorim, oncologista do Serviço em Oncohematologia Pediátrica (SOHEP/AVOSOS), um dos grandes desafios enfrentados para o diagnóstico precoce, é o conhecimento dos sinais e sintomas da doença. “Os profissionais de saúde, principalmente, precisam pensar na possibilidade do câncer. Como muitos sinais se confundem com as doenças mais comuns na infância, muitas vezes não é investigado ocasionando em um diagnóstico tardio. Importante ressaltar também que não é apenas um sinal, é um conjunto de fatores que levam a suspeita e fazer o encaminhamento para o ambulatório de casos suspeitos”, alertou a médica.

Após passar pelo tratamento, Talita explica que o câncer a fez enxergar a vida de outra forma, valorizando as pequenas coisas. “O que me ajudou a vencer a doença, além de todo o carinho das pessoas, foi a fé que tenho em Deus. No começo eu  questionei porque eu, mas depois resolvi ver o lado bom  disso. Hoje eu vivo e valorizo cada dia”, contou a jovem.

O Novembro Dourado é promovido pelas entidades associadas à Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência a Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), e tem o intuito de sensibilizar toda a população para a causa do câncer infantojuvenil, comemorado nacionalmente no dia 23 de novembro. O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil foi instituído através da Lei nº 11.650 de 04 de abril de 2008.

Durante todo o mês, uma série de atividades internas e externas estão sendo desenvolvidas pela Avosos, a exemplo de ações de conscientização em unidades de ensino, de saúde e empresas, Workshop de Combate ao Câncer Infantojuvenil, Ciranda Interativa voltada para os pacientes atendidos pela entidade e o encerramento, no dia 30 com a I Corrida/ Caminhada da Avosos pela Criança com Câncer. Outras informações pelo telefone 3212 4731.

Fonte: Ascom Avosos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais