Câncer:novo defeito do equipamento interrompe tratamento

Equipamento apresenta novo defeito (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Um novo defeito no acelerador linear interrompeu novamente o tratamento destinado a pacientes oncológicos no Hospital de Cirurgia. O equipamento estava passando por manutenção, mas um curto-circuito provocou um novo problema no módulo de alimentação elétrica do aparelho, segundo informações da assessoria de imprensa daquele hospital.

De acordo com a assessoria do hospital, o técnico que estava em Sergipe fazendo a manutenção do aparelho voltou para Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, onde reside, e está tentando adquirir uma nova peça para substituir aquela que apresentou o defeito. Como consequência, não há previsão para a regularização do serviço.

Há otimismo, segundo a assessoria, mas a assistência técnica ainda não identificou o fornecedor que disponibilize a peça. Como consequência, os pacientes oncológicos ficam “impotentes e desesperados”, conforme adverte Sheyla Galba, líder do Movimento Mulheres de Peito.

Neste ano, o equipamento apresentou defeito por cerca de sete vezes, segundo cálculos do Movimento Mulheres de Peito. Um problema que só poderá ser solucionado com a substituição do equipamento. O hospital já adquiriu, mas não tem recursos para concluir a obra para instalá-lo, segundo informações da própria assessoria do Cirurgia. Diariamente, aquele hospital presta este tipo de atendimento específico a cerca de 60 pacientes oncológicos.

A interrupção no tratamento causa insegurança e temor. “Agora, só nos resta rezar e pedir a Deus para a doença não avançar”, desabafa Sheyla Galba. “Nos sentimos impotentes. A cada dia que se deixa de fazer o tratamento, os ricos de morrer são maiores”, comenta. “As pessoas não estão morrendo por causa do câncer, elas estão morrendo por falta de tratamento”, complementa a líder.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais