Capacitação alerta para os riscos do sobrepeso

Capacitação acontece nos dias 9, 10, 11, 16 e 17, na Funesa, bairro Getúlio Vargas (Fotos: Portal Infonet)

Profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio ao Programa de Saúde da Família (NASFs), nos municípios de Umbaúba, Lagarto, Capela, Nossa Senhora das Dores, Própria, Itabaianinha e Itaporanga D´Ajuda, estão sendo qualificados na segunda etapa do curso de ‘Capacitação em Alimentação e Nutrição’. A ação, iniciada na manhã dessa segunda-feira, 9, é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mediante parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e acontece no prédio da Funesa, localizado no bairro Getúlio Vargas.

A segunda etapa do curso de capacitação também será realizada nos próximos dias 10, 11, 16 e 17. Consiste na oferta de um treinamento voltado para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição que contempla, entre outros temas, o direito humano à alimentação adequada e à segurança alimentar e nutricional. Ainda durante a capacitação, será feita a abordagem sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e a Política Nacional de Aleitamento Materno.

Ronaldo Cruz é referência  técnica na área de Alimentação e Nutrição da SES 

De acordo com Ronaldo Cruz, referência técnica na área de Alimentação e Nutrição da SES, a intenção é conduzir as temáticas estabelecidas até o setor saúde. “Dispomos de uma matemática ampla que envolve todas as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, uma vez que essa temática permeia todas as ações de promoção e de prevenção da saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, justificou.

Ronaldo Cruz ainda destaca a participação efetiva dos integrantes dos NASFs dos referidos municípios. “Nessa ação, temos dado prioridade aos coordenadores dos Núcleos. Em seguida, aos nutricionistas e demais membros das equipes representadas esta manhã por 35 profissionais. Através do fortalecimento das ações de prevenção e promoção à saúde, eles estarão aptos a lidar com o enfrentamento dos distúrbios alimentares, como o sobrepeso e a obesidade”, acrescentou.

Aproveitamento

Pediatra Marcos de Barros deseja adquirir a aplicar covos conhecimentos na NASF, em Propiá 

Para o pediatra Marcos de Barros Correia, integrante do NASF em Propriá, a iniciativa promovida pela SES é de suma importância para a absorção de novos conhecimentos. “Como médico, tenho algumas dúvidas sobre o tema a ser tratado na capacitação, sendo algumas delas relacionadas à amamentação. Na oportunidade, conheceremos receitas regionais, dez passos para uma alimentação saudável e, além disso, políticas públicas voltadas para essa área”, ressaltou o pediatra.

NASFs

Sergipe implantou o NASF em 11 municípios. Na primeira capacitação foram qualificados 25 profissionais dos municípios de Canindé do São Francisco, Itabaiana, Pacatuba e Cristinápolis. Com a conclusão da segunda turma, será contabilizado o total de 60 servidores, que atuarão como multiplicadores desse conhecimento para a equipe.

Ronaldo Cruz garante que, ao passo em que novos municípios sergipanos garantam a adesão ao Núcleo, ao longo de 2014, estaremos dispostos a capacitar os respectivos profissionais engajados, a fim de qualificar os serviços prestados.

Atuação do NASF

O NASF é uma equipe que não possui uma unidade física, mas participa do cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A atuação desses profissionais contribui para a resolutividade de demandas específicas que chegam às unidades a partir da discussão conjunta de casos, construção de projetos terapêuticos e promoção de ações de Educação Permanente.

Através desses Núcleos, os municípios sergipanos passaram a contar com o apoio de profissionais especialistas que não estão previstos no quadro multidisciplinar da Estratégia de Saúde da Família, o que possibilita a ampliação do cuidado integral da população.

Em Sergipe, o NASF prevê a atuação de fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, ginecologistas, fonoaudiólogos, médicos veterinários, enfermeiros, pediatras e psicopedagogos. A oferta dessas especialidades varia conforme a necessidade de cada município e o processo de escolha dessas especialidades segue critérios estipulados pelo Ministério da Saúde.

Por Núbia Santana com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais