(Foto: Ascom SMS) |
Uma das metas do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites da Secretaria da Saúde de Aracaju é preparar todas as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) das Unidades para a realização dos testes rápidos para diagnostico de HIV, sífilis e também de gravidez.
Com a capacitação de mais uma turma de profissionais do PSF, a Secretaria da Saúde alcançou a porcentagem de 66% das USF da capital preparadas para realizar os testes rápidos.
A técnica do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites, Marília Uchoa, comemora o feito e reforça que o grande benefício será da população. "Quando habilitados, mais uma equipe para fazer a testagem de HIV, sífilis e gravidez significa que mais uma Unidade poderá realizar os exames de diagnóstico e a triagem eficaz dessas DSTs. O cidadão tem mais uma alternativa para ficar sabendo como está sua saúde", afirma Marília.
A técnica explica ainda que com o processo de descentralização dos testes para as Unidades de Saúde da Família, a cidade tem um reforço para a prevenção e redução de casos de doenças de transmissão vertical como as sífilis congênita que acontece quando a mãe transmite a doença para o bebê durante o período de gestação. "Se conseguirmos diagnosticar cedo a sífilis na gestante podemos tratar de forma mais eficaz a doença e garantir também a saúde da criança, pois a doença é curável", explica.
Continuidade
A partir do mês de setembro, o Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites irá retomar as capacitações de teste rápido a fim de atingir a meta de 100% das equipes de PSF capacitadas ainda em 2013.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B