(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Técnicos em laboratório de cinco municípios sergipanos iniciaram nesta segunda-feira, 24, uma capacitação sobre diagnóstico laboratorial da esquistossomose. O treinamento é realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e tem como objetivo descentralizar a realização de exames de média e baixa complexidades, atualmente realizados pela unidade em Aracaju.
Participam desse primeiro módulo, profissionais dos municípios de Pinhão, General Maynard, Itabaianinha, São Domingos e Nossa Senhora das Dores. Coordenado pela Rede Estadual de Laboratórios Públicos de Sergipe (Redelab), a capacitação sobre esquistossomose vai durar sete dias, sendo dividida entre parte teórica e parte prática. "Este treinamento visa adequar os profissionais às normas solicitadas pelo Ministério da Saúde", destacou a gerente do serviço, Erika Teles.
No primeiro dia de aula teórica, a gerente de Entomologia e Parasitologia do Lacen, Catarina Zita Dantas Araújo, explicou a importância do treinamento para o controle da doença. "Com esse treinamento, o profissional sai apto a identificar as fases do parasita schistosoma mansoni e também fazer a confecção e a leitura das lâminas de coproscopia (exame que evidenciar e identificar os ovos)", informou.
A superintendente do Lacen, Danuza Duarte, lembrou que o papel da instituição é fazer o treinamento e, posteriormente, o controle de qualidade dos exames realizados nos municípios. "É importante que esse trabalho seja feito em parceria com os municípios para que possamos ter o controle no tratamento da esquistossomose em nosso Estado", finalizou.
Sobre a doença
A esquistossomose é uma infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Na fase aguda, a doença se manifesta por meio de vermelhidão e coceira cutâneas, febre, fraqueza, náusea e vômito. Na fase crônica, fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes, e aumento do abdome (barriga d'água) são outras manifestações possíveis.
O diagnóstico é feito via exames de fezes em três coletas, onde se verifica a presença de ovos do verme, ou por biópsia da mucosa do final do intestino.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B