CAPS: saúde oferta ajuda para usuários de drogas

Este ano, o serviço já atendeu 2.501 usuários que convivem com transtornos mentais graves, assim como pessoas que apresentam necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. (Foto: Ascom SMS)

Com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em funcionamento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acolhe as pessoas em sofrimento mental vinculadas a estas unidades. A Rede de Atenção Psicossocial (REAPS) possui seis CAPS, dentre os quais cinco atuam no formato 24h para acolher os usuários que necessitam de atendimento. Este ano, o serviço já atendeu 2.501 usuários que convivem com transtornos mentais graves, assim como pessoas que apresentam necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

“Atualmente, os CAPS do município de Aracaju são organizados para atender a população de acordo com o território e linha de cuidado. Temos seis CAPS, cinco CAPS III, que funcionam 24 horas, e um CAPS II Infanto-juvenil, que funciona em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Este último está em processo de habilitação para CAPS III. Destaco que quatro dessas unidades atendem pessoas em sofrimento psíquico e transtorno mental e dois atendem casos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas”, ressalta a psicóloga da Reaps, Cristian Paula.

O serviço funciona no sistema porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento formal, pois o foco é o acolhimento, seja diurno ou noturno, do usuário em crise ou que necessita de intensificação do cuidado. Já as pessoas com necessidades oriundas do uso de álcool e outras drogas, é realizada uma avaliação quantitativa e qualitativa em equipe para compreender os danos apresentados, o grau de dependência e as repercussões psicossociais pelo uso.

A psicóloga Cristian Paula explica, ainda, que o trabalho prioritário dos CAPS acontece em espaços coletivos (grupos, assembleias de usuários e reunião de equipe), de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes.

“As unidades contam com equipes multiprofissionais compostas por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, educadores físicos, entre outros profissionais, que atuam sob a ótica interdisciplinar e territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não-intensivo. Nossas diretrizes de trabalho são o cuidado em liberdade, reinserção social, reabilitação psicossocial e o fortalecimento da autonomia. No tocante à operacionalização do cuidado neste espaço, ressalta-se o dispositivo Projeto Terapêutico Singular (PTS), cujas ações são de fortalecimento da linha de cuidado em saúde mental, equipes multiprofissionais e redução de danos, com uma gestão democrática no controle social, onde é organizado e explicitado os itinerários e possibilidades de cuidado a serem desenvolvidos com os (as) usuários, sendo construído de maneira colaborativa entre equipe, usuário(a) e sua família, e podendo ser reavaliado sempre que necessário”, conclui Cristian Paula.

Confira quais são os CAPS III e onde estão localizados:

CAPS III Jael Patrício – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas direcionado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. É referência para a população da Zona Norte de Aracaju. Localizado na Rua J, s/n. Loteamento Dom Luciano, Bairro Cidade Nova. Contato telefônico: 3245-9683

CAPS III Liberdade – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas direcionado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. É referência para a população da Zona Central de Aracaju. Localizado na Rua Distrito Federal, nº 1012, Bairro Siqueira Campos. Contato telefônico: 3179-3872 e 3179-3873.

CAPS III David Capistrano – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas direcionado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. É referência para a população da Zona Sul de Aracaju. Localizado na Rua Coronel José de Albuquerque, Bairro Coroa do Meio, nº 1373. Contato telefônico: 3026-2440.

CAPS AD III Primavera – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, com acolhimento diurno e noturno para adultos (a partir de 30 anos) que necessitam de cuidados em saúde e psicossociais devido ao uso problemático de álcool e outras drogas. Atende toda a cidade de Aracaju. Localizado na Rua Guarapari, s/n, Bairro Atalaia. Contato telefônico: 3179- 4620.

CAPS AD III Infantojuvenil Vida – Centro de Atenção Psicossocial 24 horas infantojuvenil, com vagas para acolhimento noturno, para crianças, adolescentes e jovens adultos (até 29 anos) que necessitam de cuidados devido ao uso problemático de álcool e outras drogas. Localizado na Rua Haiti, nº 665. Contato telefônico: 3179-3770.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais