Case: dispensação de medicamentos especializados

A Farmácia é composta de 335 medicamentos padronizados (Foto: Arquivo Infonet)

O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) é um dos serviços mais relevantes do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Ele é caracterizado como serviço especializado de alta complexidade e, atualmente, tem 27.966 usuários cadastrados.

“Para ter acesso ao Case, o paciente deve fazer inicialmente o cadastro. Na ocasião, são pedidos os documentos: Carteira de Identidade, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, prescrição médica e um laudo de solicitação de medicamentos preenchido pelo médico assistente. Posteriomente é realizada uma avaliação Técnica Presencial ou Documental para que o processo seja autorizado. Em seguida, o paciente terá o seu medicamento dispensado e retornará ao Case a cada mês para a retirada do mesmo e a cada três meses para avaliação médica, ou seja, para renovação de um novo processo”, explica a assessora da Coordenação do Case, Taciana Munareto

A Farmácia do CASE é composta de 335 medicamentos padronizados, contemplados pela Portaria 1554/2013/MS. Atualmente, 1.560 pacientes aracajuanos são assistidos pelo Programa de Dispensação Domiciliar, ou seja, estes pacientes recebem a medicação em casa. Já para outros municípios, o Case dispõe do Serviço  de Atendimento ao Preposto (SAP).
“O SAP/CASE atende, atualmente, 48 municípios cadastrados. Neste programa, fica sob responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde o recebimento e a entrega dos medicamentos de seus munícipes. A proposta é facilitar a dispensação dos medicamentos dos pacientes que tem dificuldade de locomoção”, esclarece Taciana Munareto.

No período de 01 a 07 de março, os medicamentos mais procurados pelos usuários do SUS foram: Atorvastatina 20mg (17.175 comprimidos), Alênia (17.004 cápsulas), Insulina Glargina (1931 canetas), Alfaepoetina (1689 ampolas).
No Case são dispensados, também, Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMs), fórmulas alimentares, e Kits de Colostomia.
O Case fica localizado próximo à Rodoviária Nova, ao Huse, ao Hemose, e por integra um complexo com o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi), o Tratamento Fora de Domicílio (TFD ) e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais