Case terá novo horário de distribuição de senhas

Distribuição de senhas será das 7h às 13h ininterruptamente (Foto: arquivo Portal Infonet)

A partir do dia 01 de junho, a distribuição de senhas do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) acontecerá em novo horário. Será das 7h às 13h ininterruptamente, mantendo o horário de atendimento das 7h às 17h.“O atual horário de distribuição, que é das 06h às 09h e das 11h às 13h, foi necessário para um período específico para o cadastramento do usuário e novos usuários no sistema Hórus, que estava em conclusão da implantação. Agora, com o sistema concluído, não será necessária a pausa e teremos capacidade para atender todos os usuários sem que eles enfrentem filas. O usuário chegará ao Case, pegará sua senha e vai receber o medicamento no menor tempo possível”, afirma Jane Curbani, coordenadora do serviço.

Ainda segundo a coordenadora, o Case tem trabalhado na qualidade, na agilidade e na humanização do atendimento. Para isso, o sistema de senhas também foi remodelado e setorizado, o que facilitará o fluxo. “Temos senhas específicas para dispensação de medicamentos, para Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs), senhas para perícias e senhas para renovação de cadastro. Isso facilita e agiliza o atendimento”, reforça.

O sistema Hórus Especializado, do Ministério da Saúde, vem para permitir mais eficiência e segurança na dispensação dos medicamentos. A implantação iniciou em setembro do ano passado e, hoje, já concluída, todos os usuários do Case já estão cadastrados nesse novo sistema.

"O Hórus permite verificar o acompanhamento do consumo e abastecimento de medicamentos. É um sistema completo e contempla todas as etapas de solicitação, que vai desde o cadastramento até a dispensação. O Case recebe mil novos usuários por mês. Diariamente, realizamos uma média de 700 atendimentos", resume Jane Curbani.

Para isso, outras melhorias foram realizadas. Foram instalados quatro novos aparelhos de ar condicionado e duas cortinas de vento que prendem o ar frio dentro do espaço, proporcionando uma climatização adequada para todos os usuários e permitindo que o trabalhador tenha conforto. "Criamos também o Serviço de Atenção ao Preposto, que é o responsável em fazer a dispensação dos medicamentos aos usuários do interior que têm dificuldade e não podem se locomover até a capital. Graças a esse representante, que é indicado pelas Secretarias Municipais da Saúde, o usuário cadastrado não precisa ir ao Case, uma vez que o preposto recebe o medicamento e leva ao usuário daquela cidade. Temos 36 municípios cadastrados para a dispensação de medicamentos e 47 municípios para dispensação de OPMs”, complementa Jane Curbani.

Case

O Case é um dos serviços mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população sergipana. Gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que executa a dispensação de medicamentos do componente especializado de acordo com a portaria 1554/2013 do Ministério da Saúde, o serviço dispensa 264 itens. Por ser um serviço destinado a um público que busca periodicamente a assistência especializada, para dar agilidade, o atendimento no Case é realizado com dia e hora marcados.

“O Case não funciona como uma farmácia. Para ter acesso, é preciso obedecer os protocolos. Não é chegar com uma receita e sair com o medicamento. O paciente deve procurar o Case para se cadastrar primeiro, levando Carteira de Identidade, CPF, Cartão SUS, prescrição médica e um laudo de solicitação preenchido pelo médico. Em seguida, ele passará por uma perícia”, comenta Jane Curbani.

No Case, mais de 23 mil usuários ativos recebem medicação de uso contínuo e de alto custo.  Em setembro do ano passado, o Case mudou para uma sede própria e nova, com 1300 m2, localizada no bairro Capucho, no Complexo de Saúde onde funcionam, também, o Cadi, TFD e Caism. O Case fica próximo ao Huse, Hemose, Rodoviária, Fóruns, conta com estacionamento próprio e possui acessibilidade com rampa, sinalização, piso táctil, placas em braille.

No local, o usuário conta também com Setor de Perícia, Serviço de Atenção Domiciliar, que leva o medicamento ao usuário com impossibilidade de locomoção em Aracaju, e o Serviço de Atenção Farmacêutica, onde o usuário recebe as orientações de um farmacêutico para avaliar as necessidades e explicar o uso adequado dos medicamentos.

Fonte: SES

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