Case: usuários permanecem em espera por medicamentos

Usuários chegam cedo para tentar conseguir medicamentos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Pacientes e funcionários afirmam que o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) está passando por uma crise. Segundo denúncias, mais de 30 medicamentos estão em falta na unidade, que estaria em vias de fechamento. Conforme noticiado pelo Portal Infonet em dezembro de 2012, a situação vem acontecendo há mais de três meses. Entre os medicamentos em falta, a insulina é um dos mais requisitados.

Funcionários dão conta ainda de que o estoque de insulina estaria zerado no Case, o que seria causado por uma dívida do hospital com fornecedores. O medicamento é utilizando por pacientes diabéticos, e cada ampola custa em média R$ 80. Para conseguir a medicação, usuários fazem fila na porta da unidade, e acabam voltando para casa de mãos vazias. Muitos são provenientes de outros municípios, e até de Estados vizinhos.

Entre os medicamentos em falta, o Novorapid e as Insulinas Glagina e Aspart estariam em níveis críticos. Os pacientes em tratamento de hemodiálise são alguns dos mais penalizados, uma vez que as doses de medicação tem sido reduzidas em virtude da escassez.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o Case, que por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece em nota que, "visando aperfeiçoar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), está adequando o prédio do Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (CADI) para a mudança e chegada de dois serviços: o Centro de Assistência Especializada (CASE) e o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O prédio, localizado à Avenida Tancredo Neves, s/nº, no bairro Capucho, possui dois pavimentos amplos. O piso superior será destinado ao CASE, que atualmente funciona no bairro São José, enquanto o andar térreo ficará dividido entre o TFD e o CADI".

Confira a nota na íntegra: "A nova sede do CASE possui uma área de 1.100 m², enquanto a atual sede tem 760 m². "Outra mudança significativa será percebida na recepção, que comportará lugares para 120 pessoas. No prédio do bairro São José, a atual sede tem capacidade para atender a 30 usuários", diz a nota.

Tanto o serviço do TFD como o CASE, atualmente funcionam em prédios alugados. Com essa mudança, os três serviços estarão em um único só lugar e mais acessível aos usuários, já que fica localizado próximo à rodoviária, terminal de integração, Huse, Hemose e vários outros órgãos públicos.

A SES informa ainda que, devido à demanda, a atual sede do Case não comporta mais a dispensação de medicamentos para os 25 mil usuários ativos. A nova sede vai melhorar o fluxo de trabalho, o que gera mais conforto até para os servidores. O novo espaço também vai permitir ativar o sistema de senhas para organizar melhor o atendimento à população".

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais