Casos de leptospirose em Aracaju caem em 2017

Casos de leptospirose em Aracaju caem em 2017 (Foto: SMS)

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulga que os números de casos confirmados de leptospirose diminuíram no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Isso ocorreu graças às ações específicas realizadas, principalmente nos meses de março e abril, pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para evitar doenças que aparecem com as chuvas.

Segundo Taíse Cavalcante, diretora da DVS, de janeiro a junho de 2016 foram oito casos confirmados de leptospirose, enquanto que neste ano somente dois casos foram confirmados. “Devido ao trabalho intenso de prevenção da nossa equipe em oito bairros, que são mais suscetíveis ao aparecimento desta doença, este número reduziu, apesar do aumento da quantidade de chuvas no outono e inverno deste ano”, salientou a diretora.

A equipe, formada por três agentes de endemias, um supervisor e um motorista, delimita uma área de 200 metros e faz o trabalho de campo com busca ativa e passiva, levando informações, panfletos, entram nos quintais das casas, aplicam o raticida nas tocas dos ratos e fazem um relatório. Ainda disponibilizam botas e saco de lixo nas áreas que acumulam água.

Os dois casos confirmados deste ano foram: um no bairro Jabotiana e outro no Bugio. Mas de acordo com a diretora, que fez uma avaliação dos casos nos últimos cinco anos, os bairros que tiveram mais casos foram o Santa Maria com oito e o Santos Dumont com seis.

No entanto, a diretora alerta que com a intensidade das chuvas na capital é preciso ficar atento ao período de incubação da bactéria que é de 40 dias a partir do contato com a água contaminada. “Se depois deste período, a pessoa sentir dor de cabeça, febre, dores no corpo e principalmente dor na panturrilha, a popular batata da perna, deve procurar o serviço de saúde urgente, porque a leptospirose mata”, pontuou Taíse.

Projeto Praça Limpa

A diretora da DVS informou que outra ação que vem dando ótimos resultados é o Projeto Praça Limpa, uma atividade em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). “Mensalmente é feito um trabalho de controle de pragas e limpeza nas praças cadastradas. Há uma desratização das praças, isso também vem contribuindo muito para a diminuição dos casos de leptospirose em Aracaju”, informou Taíse.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais