Cemar de Aracaju oferta tratamento homeopático

A homeopata Joésia Oliveira atende no Cemar do Siqueira Campos (Foto: Ascom/SMS)

A Saúde de Aracaju disponibiliza gratuitamente um tratamento que é bastante procurado em clínicas particulares, e que ainda é pouco explorado no serviço público. Trata-se da homeopatia, que funciona no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco, de segunda a quinta-feira, de 7h às 12h e 13h às 18h. Já no Cemar do Siqueira Campos, o serviço é disponibilizado somente para as crianças, às segundas, terças e quartas, das 7h às 12h. O serviço possui três profissionais e o atendimento pode chegar a 20 pessoas por dia, sendo 12 pacientes de primeira vez e 8 pacientes para realizar retorno.

A homeopata Joésia Maria de Oliveira, que atende no Cemar do Augusto Franco a partir das 13h, explica que qualquer pessoa pode procurar o serviço. "É muito simples buscar um tratamento homeopático, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde que prefere ser tratado com a homeopatia, para que ele faça o encaminhamento. Qualquer pessoa tem direito ao tratamento, seja criança ou adulto. A outra forma é quando o próprio médico percebe que o tratamento do paciente precisa ser feito com a homeopatia e indica o paciente para tal profissional", explica a médica.

Joésia destaca que geralmente pacientes que possuem reumatismos, alergias e intolerância à medicamentos são os que mais procuram ou são indicados para o serviço. "Além dos alérgicos a medicamentos, pessoas com doenças de estômago e intestino, principalmente ressecamento intestinal, também procuram a homeopatia. Os principais benefícios desse tratamento é que não possuem efeitos colaterais, aumenta a imunidade, além da melhora física e emocional do paciente".

A homeopata ainda afirma que a oferta é maior que a procura pelo serviço. "Apesar do serviço funcionar há 10 anos na Rede Municipal, a demanda ainda é baixa, porque muitas pessoas que conhecem o tratamento acham que só encontram na rede particular. Por conta do SUS, até os pacientes de outras cidades também podem procurar o serviço aqui. Lembrando que a prefeitura ainda não fornece os medicamentos, mas o preço é bastante acessível".

Os números de atendimento, por enquanto, ainda são pouco expressivos na rede municipal. O atendimento diário em dias de muito movimento chega a oito pacientes, mas na maioria das vezes são apenas dois ou três atendimentos por médico a cada dia. A marcação pode ser feita através das Unidades de Saúde da Família (USFs) ou até mesmo no Cemar do Augusto Franco e do Siqueira Campos.

A paciente Izabelle Oliveira, 13 anos, faz tratamento homeopático desde os 9 e diz que não se arrepende. "Gosto muito do atendimento e o tratamento melhorou muito minha saúde física e emocional. Eu sou muito alérgica e quando fazia tratamento usando remédios e antibióticos eu piorava, meu olho inchava muito por conta da alergia aos remédios. Hoje não vou com tanta frequência na urgência, minhas dores físicas diminuíram e não pretendo parar esse tratamento", ressalta a paciente.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais