Central de Transplantes lança projeto ‘Anjo da Guarda’

(Foto: Divulgação/SUS)

A Central de Transplantes de Sergipe  lança um projeto para fortalecer a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em todos os hospitais já instalados. O projeto ‘Anjo da Guarda’ é lançado no mês do doador de órgãos e tecidos, cuja comemoração nacional acontece no próximo dia 27, sábado.

De acordo com o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe,  Benito Fernandez, a ideia é mobilizar os profissionais das CIHDOTTs e dos hospitais para aumentar as notificações, doações e transplantes de órgãos e tecidos.

“A CIHDOTT é uma comissão que desenvolve trabalhos educativos com os profissionais de saúde do hospital e que mobiliza todos os envolvidos no transplante, em todas as etapas. É formada por uma equipe multiprofissional que notifica a situação de possíveis doações de órgãos e tecidos e, segundo a legislação, deve existir em todos os hospitais com mais de 80 leitos”, esclarece Benito Fernandez.

O ‘Anjo da Guarda’ é aplicado por meio de capacitações e a primeira delas foi no Hospital Santa Isabel, na semana passada. O projeto vai atuar juntamente com os profissionais das CIHDOTT.

“É o profissional que vai orientar a comissão. Primeiro, ele vai fazer um levantamento de quantos potenciais doadores cada hospital tinha, qual o potencial de cada hospital e quanto aquele hospital perdeu pela não identificação do doador”, disse Benito Fernandez, ao explicar que todos os procedimentos relacionados ao transplante são remunerados pelo Ministério da Saúde.
“O potencial doador é aquele paciente que não responde aos estímulos dolorosos ou verbais, em escala de Glasgow 3, que é usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente”, frisou.

O ‘Anjo da Guarda’ será formado por uma dupla de enfermeiros, sendo um profissional da Central de Transplantes e outro da Organização de Procura de Órgãos (OPO). “Cada hospital terá uma dupla responsável e começará a desenvolver as atividades de palestras e de levantamento de dados”, falou Benito Fernandez.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais