Centro de Zoonoses alerta sobre prevenção de acidentes com escorpião

(Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove ações de controle ao aparecimento de animais peçonhentos, entre eles os escorpiões. Nos seis primeiros meses deste ano, foram notificados 556 casos de ocorrências no município, quantitativo que, quando comparado a igual período do ano passado, representa aumento de 24%; no primeiro semestre de 2022 foram registrados 447 acidentes.

A espécie mais encontrada em Sergipe é o Tityus stigmurus, e sua picada provoca dor, inflamação, febre e edema, raramente levando a maiores complicações. Os acidentes com escorpiões, embora raramente levem à morte, são problema de saúde pública.

De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, a população deve evitar a propagação de sujeira e de baratas nas residências, já que elas são fonte de alimentação dos escorpiões.

“O descuido da população é uma grande preocupação e a principal medida para evitar os escorpiões é fazer barreiras físicas, conservar o imóvel livre de rachaduras, e manter o quintal limpo e os ralos devidamente tampados. Tudo isso pode servir como porta de entrada para os escorpiões. Outro cuidado para evitar a picada dos escorpiões é examinar roupas pessoais, de cama e banho, e também calçados antes” de usá-las”, orienta Marina.

Sintomas e fluxo de atendimento
A picada é a defesa do escorpião e elas são sempre acidentais. É importante ressaltar que ao ser picada, a vítima deve lavar o ferimento com água e sabão, e procurar imediatamente uma unidade de saúde.

“Nos acidentes considerados leves, a pessoa apresenta inchaço, vermelhidão, calor e pelos eriçados no local da picada. Já nos casos moderados, somam-se sintomas como vômitos, náuseas, hipertensão e taquicardia. Os acidentes graves podem provocar vômitos intensos e frequentes, muita sudorese, agitação, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, arritmias, contrações musculares, edema e choque”, enfatiza.

Em casos de acidentes com o escorpião, é recomendado que a pessoa não faça a ingestão de medicamentos sem orientação médica, e não jogue substâncias químicas, nem amarre a área picada. Se for possível coletar o animal, colocando-o em um recipiente fechado, para levá-lo ao médico para que haja a identificação da espécie. Dessa forma, a vítima pode receber um tratamento específico e mais eficaz.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais