Centros de Especialidades garantem atendimentos

(Foto: Ascom SES)

No próximo domingo, dia 25, será comemorado o dia do Cirurgião Dentista. A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde(SES) e o Ministério da Saúde(MS), mantém sete Centros de Especialidades Odontológicas Estaduais (CEOs). De janeiro até agosto deste ano, os CEOs já atenderam10.271 usuários e realizaram 25.926 procedimentos entre cirurgias, endodontias (tratamento de canal), atendimento a pacientes com necessidades especiais, tratamentos periodontais (doenças das gengivas), próteses dentárias , cirurgia bucomaxilofacial e diagnostico oral com ênfase no câncer de boca.

As biópsias, como parte do processo de diagnóstico do câncer de boca, também são realizadas pelos CEOs e totalizaram 104  procedimentos neste período. Os Centros de Especialidades Odontológicas estão localizados  nos municípios de Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão e Tobias Barreto. Eles são referências para todos os municípios sergipanos, conforme o Mapa Sanitário pactuado pelos Colegiados decisórios.

Segundo a coordenadora Estadual dos CEOs, Ana Márcia Menezes de Oliveira, as especialidades são executadas como forma de garantir, de modo descentralizado, o acesso da população aos serviços especializados em Saúde Bucal.

"Em cada unidade há   profissionais especializados, equipamentos e insumos necessários para atender diariamente as demandas dos usuários. Os pacientes com necessidades especiais também têm a garantia do acesso e devem ir acompanhados pelos responsáveis ou cuidadores. Para que todos os usuários utilizar os serviços dos CEOs, basta ter o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde do município onde reside ou ir diretamente a qualquer unidade”, explicou Ana Márcia, destacando, ainda, que os CEOs fizeram adesão ao plano Viver Sem Limites e, por isso, atendem os pacientes com necessidades por demanda espontânea”.

Centros Especializados

Os CEOs representam uma das linhas de atuação do programa "Brasil Sorridente", do Ministério da Saúde (MS), que vem promovendo melhores condições para a saúde bucal dos brasileiros. A coordenadora Ana Márcia Oliveira informa que “as diretrizes do Programa são pautadas na garantia de uma rede de atenção básica articulada, na ampliação do acesso, na integralidade da atenção e na definição de política de educação permanente para os trabalhadores em saúde bucal”.

De acordo com Hans Lobo, diretor geral da Fundação Hospitalar (FHS), a Funesa investe na atenção especializada, buscando a reorientação e estruturação da retaguarda para a atenção básica.

“A maioria dos municípios oferta ações e serviços de saúde bucal em todas as regionais. Por meio de investimentos na implantação e manutenção dos sete Centros, a Gestão Estadual vem garantindo o acesso universal e a integralidade da atenção especializada regionalizada. Isso define, também, a reorganização dos processos de trabalho e a ampliação dos serviços na Rede Hospitalar”, destacou.

Ainda segundo o diretor Hans Lobo, “em nome do governador Jackson Barreto, do governador em exercício Belivaldo Chagas, e do secretário de Estado da Saúde, José Sobral, saudamos a todos os cirurgiões dentistas pela passagem do seu dia e agradecemos a toda a equipe dos CEOs Estaduais que diariamente contribuem para garantir uma saúde bucal de qualidade, viabilizando belos sorrisos”.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais