Cerca de 1500 chamadas são atendidas pelo Samu

Dessas solicitações, 775 foram falsas ligações, ou seja, trote (Foto: Ricardo Pinho)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou, nesse final de semana, um total de 1.519 aberturas de chamadas. Dessas solicitações, 775 foram falsas ligações, ou seja, trotes passados pela população que prejudicam, e muito, o andamento da assistência pré-hospitalar oferecida.

“Desde o ano passado, com a campanha ‘Sou amigo do Samu – não passo trote’, intensificamos as ações educativas. Conseguimos reduzir para 26% o índice de chamadas falsas, mas a incidência ainda é preocupante. Precisamos acabar com essa atitude criminosa e de total desrespeito com quem precisa do serviço de verdade”, ressalta a superintendente, Glícia Ramos.

Para o atendimento das ocorrências do final de semana, foram demandadas 363 Unidades de Suporte Básico (USB), 71 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 14 motolâncias. As chamadas por causas externas foram divididas da seguinte maneira: 29 vítimas de queda de moto, 18 de queda, 14 pessoas com ferimentos por agressão física, 13 por atropelamento e 12 por colisão carro e moto.

“O balanço contabilizou, ainda, nove vítimas de ferimento por arma branca, seis de ferimento por arma de fogo, cinco pacientes vítimas de colisão carro e carro, além de quatro por capotamento”, detalha a gestora. O Samu 192 Sergipe também ofereceu 24 orientações médicas no período.

Sriha

Já o Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (Sriha), gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), realizou 253 transportes entre os dias 15 e 21 de agosto. Do total, 136 foram remoções assistenciais, 117 de logística e 55 transferências hospitalares.

Ainda durante o período, o Sriha conduziu 12 gestantes de baixo risco, em trabalho de parto, para as maternidades responsáveis; realizou o transporte de seis pacientes com alta social; 55 para a realização de exames e procedimentos e outros oito para avaliação de especialistas.

Destinado às remoções inter-hospitalares, o Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SHIRA) tem um importante papel na otimização dos leitos entre a Rede Estadual Hospitalar em Sergipe. O serviço é responsável por todo o transporte de pacientes de baixo risco, atendendo também às demandas de logística.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais