Cerca de 2300 pessoas se somaram a campanha por Jonatas

Jonatas de Jesus precisa de doador compatível (Foto: Divulgação)

A campanha “Todos Juntos Por Jonatas” já conseguiu 2300 voluntários que se solidarizaram com a causa e coletaram material genético para o teste de compatibilidade da medula óssea.

Jonatas de Jesus Oliveira, 13 anos, possui um caso raro de anemia e, desde muito cedo, precisa realizar periodicamente transfusões de sangue. Porém por causa da piora no seu estado clínico, as transfusões não têm mais surtido efeito e a única solução é o transplante de medula óssea.

A campanha está sendo propagada em diversas partes do município de Itabaiana, tendo a frente da campanha Marcela Almeida. De acordo com Marcela Almeida, a mobilização vai continuar. “A mobilização da população foi excelente. Agora a pessoa deve ir ao Hemose e fazer o teste de compatibilidade. Ele se mostra um menino alegre e até agradecido com todo mundo que se somaram a campanha. Em casos como esse, achar um doador compatível fora da família é de 1 em 100 mil e é essa uma pessoa que estamos procurando”, conta.

Ainda segundo Marcela Almeida, em alguns momentos em que a imunidade de Jonatas fica baixa, ele precisa tomar bolsas de sangue. “Ele toma 350 ml de sangue por mês, mas a depender da necessidade, ele toma mais vezes, porque a saúde dele é instável. Ele tem o sangue A positivo e quem for fazer a compatibilidade e puder doar sangue para ele será bem-vindo”, informa.

Hemose

Quem quiser fazer o Cadastro de Doadores de Medula Óssea em nome de Jonatas de Jesus Oliveira, deve ir ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), situado na avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 17h e, aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Para se cadastrar o voluntário precisa ter de 18 a 55 anos de idade, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue e estar em bom estado de saúde.

Os voluntários preenchem um formulário com informações pessoais. Em poucos minutos é retirada apenas uma amostra com 5 ml de sangue. O material é encaminhado para análise no Laboratório de Histocompatibilidade (HLA), que verifica as características genéticas entre o doador e o receptor.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais