Cerca de 9 mil pessoas foram atendidas em unidades

(Foto: Ascom SMS)

A Saúde de Aracaju, através da Rede de Atenção Primaria (Reap), tem desenvolvido diversas ações para promover e melhorar a saúde dos aracajuanos. Além das construções e reformas, ainda conta com dez Unidades de Saúde da Família (USFs) que estão com seu horário de atendimento estendido até às 20h, facilitando assim, a vida de pacientes que podem ir até as unidades depois do horário do trabalho. Isso tem diminuído bastante o fluxo de pacientes durante o dia. No mês de junho, foram realizados 8.995 atendimentos.

O balanço realizado em junho demonstram dados positivos, mostrando que essa ação de estender o horário em algumas unidades tem trazido vários benefícios a população. Dentre os atendimentos realizados, 2.681 foram de enfermagem, 2.853 médicos, 729 aferição de pressão arterial e ainda foram administrados cerca de 514 medicamentos. A vacina só no mês de junho totalizou 1.472 doses. Verificações de temperatura foram realizadas 201.

Muitas pessoas procuram as unidades de saúde para realizarem curativos, só o mês passado cerca de 136 pessoas realizaram este procedimento com segurança. Com as constantes mudanças climáticas algumas pessoas precisam de nebulização que pode ser encontrado em todas as unidades de saúde, neste período de festejo junino totalizando 88 nebulizações. Sempre pensando em medidas preventivas as unidades de saúde, estão constantemente realizando a mensuração de peso.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária da Saúde de Aracaju, Aline Araújo da Silva, a iniciativa vem surtindo efeito positivo e está contribuindo para diminuir o índice de atendimentos básicos dentro nos Hospitais Municipais Nestor Piva e Fernando Franco. "As unidades possuem equipes a mais para atender a população. Assim, as pessoas buscam os serviços com a certeza que serão bem atendidas e terão os casos mais simples solucionados", afirmou , acrescentando que a população vem aderindo e elogiando os serviços prestados durante o novo horário.

Em todas as Unidades de Saúde os atendimentos noturnos são compostos por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, além do corpo administrativo da unidade que permanece de plantão. Em algumas das unidades são disponibilizados dois médicos uma vez que é registrado maior fluxo de pessoas.

Saiba as USFs que abrem até mais tarde:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N – bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 – bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N – bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N – bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. conjunto Padre Pedro – bairro Santa Maria)

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N – conjunto Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara – bairro América)

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão – bairro Lamarão)

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes – Grageru)

USF Dona Jovem (Rua Altamira – Bairro Industrial)

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais