Cirurgia de mão é referência no Huse

Os pacientes de urgência chegam no Pronto Socorro adulto (foto: divulgação/SES)

A mão é um órgão sensitivo-motor que possui 37 articulações interligadas como engrenagens e que, apesar de pequenas, são fortes e precisas. Além dos componentes ósseos e cartilaginosos, a mão é provida de inúmeros ligamentos, músculos, nervos e tendões que também estão sujeitos a traumas graves e diversos tipos de doenças. O minucioso conhecimento da anatomia e do funcionamento de todas estas estruturas é necessário para o diagnóstico e tratamento das lesões.

A triagem das cirurgias de mão é referência no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Os pacientes de urgência chegam no Pronto Socorro adulto e, primeiramente, são atendidos pela ortopedia geral e depois de avaliar o tipo de fratura, são encaminhados para a triagem ou cirurgia. São cerca de 30 atendimentos de triagem por dia e para o retorno são em média 20 pacientes diariamente, entre vagas de ambulatório e pós-operatório, além dos casos que estão internados e que os especialistas passam as visitas.

Os atendimentos de triagem e retorno são realizadas no Ambulatório de Retorno, localizado no Pronto Socorro adulto do hospital. Os tipos de fratura que mais chegam no Huse são de punho, falange, lesão de tendão, lesão de nervo, entre outras relacionadas com a mão.

O cirurgião de mão Luis Mittidiere, conta que as cirurgias acontecem de segunda a sexta e as triagens são nas quartas e quintas, nas quais são avaliados quais são os casos cirúrgicos e feitas as marcações das cirurgias para a semana seguinte.

“Antes os procedimentos eram realizados no Hospital da Polícia Militar, mas, o Huse é quem opera essa especialidade, pois, é a referência da urgência para o atendimento da triagem, ele atende e encaminha pra o especialista”, explicou.

Foram montadas duas salas no centro cirúrgico do Huse, uma para cirurgia da mão e outra para o trauma. Cerca de 25% das cirurgias realizadas no Huse são de ortopedia e traumatologia e estão em segundo lugar na planilha de procedimentos cirúrgicos realizados no Huse. O primeiro lugar, com 32% ficou a cirurgia geral.

Funcionamento

O Ambulatório de Retorno do Huse funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. O atendimento é feito após o paciente ser avaliado pela especialidade que corresponde a sua demanda.

Foi o que aconteceu com o jovem João Alves, 39, que será operado na próxima semana depois de uma lesão na mão esquerda. “Foi muito rápido o atendimento e já tenho tudo certinho para a minha cirurgia na próxima semana. Estou com minha mão imobilizada e com os exames pré operatórios prontos”, disse.

A enfermeira assistencial Josenice Resende, enfatizou a importância do serviço para os pacientes. “O Ambulatório de Retorno é uma porta eficiente e muito bem estruturada para os pacientes. Eles têm a continuidade do tratamento e não ficam “soltos” na rede. É um serviço seguro e muito procurado, além da competente equipe de profissionais”, concluiu.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais