Clínica reduz hemodiálises para economizar insumos

As sessões de hemodiálise foram reduzidas de quatro para três horas (Foto: arquivo Portal Infonet)

Uma clínica do município de Estância, que atende a pacientes renais, por meio de convênio com o poder público municipal, decidiu reduzir o tempo de hemodiálise para economizar insumos.

A direção da clínica enviou comunicado a pacientes, informando que as sessões de hemodiálise serão realizadas por, no máximo, três horas,  em  virtude da escassez de insumos, que não estão sendo entregues pelas transportadoras. A clínica disse ainda que está seguindo uma orientação da Associação Brasileira dos Centros de Diálisee Transplante.

A informação foi confirmada pelo presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe, Lúcio Alves, que lamentou a situação. De acordo com ele, a diminuição do tempo de duração da sessão, que dura quatro horas, prejudica o paciente.

A clínica informou que voltará ao funcionamento adequado quando as condições voltarem ao normal.  Sergipe tem cinco clínicas com tratamento de hemodiálise. São três em Aracaju, uma em Estância e uma em Itabaiana.

Os transtornos em Sergipe são resultado do desabastecimento causado pela mobilização nacional dos caminhoneiros. A categoria bloqueou a passagem de caminhões em vários pontos de país, causando desabastecimento nos Estados, sobretudo de combustíveis, insumos e alimentos.

por Verlane Estácio 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais